dezembro 15, 2021

Fogão a gás ou elétrico: quais as diferenças?

 

 

Se você está pesquisando para comprar um novo fogão ou vai montar uma nova cozinha, procure equipamentos não apenas pelo design, mas também pela funcionalidade dentro da sua rotina. O Shoptime tem algumas dicas sobre esse assunto.

Não faltam opções de fogões e cooktops no mercado, inclusive, com diferentes abastecimentos: a gás ou elétricos. Essa escolha vai depender das conexões e instalações existentes na sua cozinha ou no seu condomínio, e definir também o tipo de panelas que você pode usar.

 

Fogão a gás

 

Os fogões a gás são os mais comuns e conhecidos. Há desde modelos quase portáteis, de duas bocas, até os eletrodomésticos maiores, de cinco e seis bocas, destinados a famílias grandes ou quem cozinha bastante. Há ainda cooktops a gás, que funcionam da mesma forma que os fogões tradicionais.

Uma das vantagens dos modelos a gás é seu preço, normalmente, mais baixo do que aparelhos elétricos. Neles, o aquecimento é instantâneo e você pode usar praticamente qualquer tipo de panela. Seu controle costuma ser muito fácil, já que estamos acostumados a fogões a gás.

A maioria dos modelos atuais exige uma ligação com energia elétrica para o início da chama ou do forno, e apenas isso. Fogões mais modernos e cooktops podem ter as trempes (grades) mais robustas e mesas em vidro ou vitrocerâmica, que são mais fáceis de limpar do que o aço inox.

No lado negativo, o custo pode vir na conta de gás encanado (natural) ou na compra do botijão (GLP), visto que o preço subiu muito nos últimos meses. Além disso, há um risco maior de acidentes.

 

Fogão elétrico

 

É mais fácil encontrar fogões elétricos em formato de cooktop. É um aparelho elegante para quem está montando a cozinha com marcenaria e bancadas planejadas. É preciso ter atenção ao tamanho, uma vez que ele deve ser perfeitamente encaixado no corte da bancada ou da pedra, com instalação na parte de baixo/dentro dos armários ou da pia.

Nesse tipo de equipamento, a corrente elétrica aquece resistências que ficam sob as bocas, passando calor para as panelas e para os alimentos. A mesa de vitrocerâmica é de fácil limpeza.

Com grande eficiência e sem desperdício de calor, o equipamento de indução é bastante seguro: você não se queima ao encostar na mesa, nem o alimento queima se derramar. É preciso apenas tomar cuidado com as panelas: essas, sim, estarão muito quentes.

Normalmente, os cooktops elétricos possuem mais recursos do que os fogões tradicionais, incluindo timer, desligamento automático de segurança e regulagem mais precisa de temperatura.

Para usar os fogões e cooktops elétricos, você vai precisar investir em panelas de fundo plano e reforçado, de preferência de aço ou ferro.

 

Energia ou gás?

 

Com o aumento do valor da energia elétrica e do gás (tanto de botijão como natural), os fabricantes apontam que a diferença entre o consumo em fogões e cooktops continua não sendo muito grande, com leve vantagem ainda para o gás.

O cooktop por indução é o que apresenta maior consumo. Ao mesmo tempo, como ele tem maior potência e menos desperdício de calor, seu funcionamento é mais eficiente do que nos outros equipamentos.

 

Tamanho

 

Quem mora sozinho/a e casais com um filho, que cozinham apenas o trivial, vão conseguir se virar bem com um fogão ou cooktop de 4 bocas.

Para famílias maiores, quem recebe mais convidados ou cozinha de forma profissional vai precisar de um fogão de 5 ou 6 bocas com forno grande, para agilizar mais preparos ao mesmo tempo.

Como dissemos, a opção por um cooktop requer bancada e marcenaria planejada, com atenção na instalação. Além disso, é bem provável que você também tenha de investir em um forno, que também pode ser elétrico ou a gás.

Para conhecer dezenas de opções de fogões, cooktops e fornos, visite o Shoptime, que tem tudo o que sua casa precisa.

 

Fonte: OGlobo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger