março 19, 2018

A história do aspirador de pó


A ideia de criar um sistema que ajudasse a eliminar o pó e sujidade das nossas casas remonta ao século XIX.



Mas os primeiros conceitos para esse objetivo não foram os mais adequados, pois os primeiros aparelhos funcionavam ao contrário dos atuais, soprando o lixo em vez de o aspirar, o que resultava em que o pó e a sujidade fossem apenas mudados de sítio e não eliminados.
Para além deste grande handicap, o sistema era manual, só funcionando com a participação de duas pessoas, uma para bombear o ar e outra para apontar o tubo na direção certa.


Mesmo que se conseguisse substituir uma das pessoas por um sistema a motor o resultado alcançado seria igual, pois o modo de funcionamento do aparelho continuava a ser o de soprar a sujidade.
Só chegado o ano de 1869 é que o inventor americano Ives McGaffey registou a patente do que pode ser considerado o primeiro aspirador da história, apesar do seu funcionamento ainda ser bastante rudimentar. O aparelho, construído em madeira e lona, funcionava de forma manual através da ação de uma manivela que bombeava o pó para dentro de um pequeno recipiente. Este aparelho foi batizado como “Whirlwind” e era vendido, na época, por 25 dólares.

Só em 1901 é que aparece o primeiro aparelho que criava vácuo. O seu criador foi o engenheiro inglês Hubert Cecil Booth que após ter visto uma demonstração de um aparelho que soprava o pó para dentro de um recipiente, chegou à conclusão de que seria muito mais eficaz criar um sistema que aspirasse a sujidade diretamente.

Imagem relacionada
Booth desenvolveu um aparelho a que chamou de “Puffing Billy” e que inicialmente funcionava com um motor a óleo. O seu funcionamento baseava-se apenas na sucção criada por uma bomba de êmbolo através de longos tubos com bocais nas suas extremidades. O aparelho possuía também um filtro de pano e os resíduos eram depositados numa embalagem fechada. As patentes desta invenção foram concedidas a Booth em Fevereiro e Agosto de 1901.
Este aspirador era de grandes dimensões, sendo necessário ser transportado por uma carroça a cavalos, o que impedia a sua comercialização a nível doméstico. Talvez por isso Booth tenha criado uma empresa de limpeza que ia a casa dos seus clientes. O aparelho ficava no exterior em cima da carroça e era passado um extenso tubo flexível pelas janelas das habitações de forma a se efetuar a limpeza do seu interior.



Quando a eletricidade se tornou mais comum nos lares, Booth inventou um motor eléctrico para o vácuo que era bem mais pequeno e eficaz do que o anterior. Em 1926 iniciou a comercialização deste modelo, chamado “Goblin”, que já tinha rolos de cerdas para ajudarem a desprender a sujidade.
Desde então todos os aspiradores seguintes usaram o conceito de Booth modernizando os aparelhos e tornando-os mais funcionais. A ideia base manteve-se sempre a mesma, com a caixa a incluir o sistema de vácuo, o filtro de pó e o receptor de detritos.
Imagem relacionada

A Hoover criou uma máquina provida de um cabo com um saco de lixo fixado e com rodas. Já a Electrolux incluiu o saco numa caixa provida também de rodas e de grande maleabilidade.


Em finais da década de 60 surgiu o aspirador de mão, leve e prático, ideal para pequenas operações de limpeza.

Imagem relacionada
Atualmente todas as casas estão equipadas com pelo menos um destes eletrodomésticos ou, as mais modernas, com um sistema de aspiração central, que dispensa o aparelho mas que mantêm exatamente o mesmo conceito de funcionamento.



Curiosidades:
– O aparelho de Ives McGaffey apenas foi vendido em Chicago e Boston, existindo actualmente apenas dois exemplares, estando um deles no Museu Histórico de Hoover.
– Hubert Cecil Booth testou a sua teoria de aspiração da sujidade de uma forma original. Pousou um lenço em cima de uma cadeira que estava coberta de pó e encostou a sua boca à parte de cima do lenço aspirando ar através do mesmo várias vezes. Quando levantou o lenço e viu o pó preso da parte de baixo do mesmo, percebeu que a sua ideia funcionava.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger