fevereiro 18, 2022

Veja com a Gaslar, como escolher o aspirador de pó ideal para sua casa:

 


Nada mais agradável do que ter a casa limpa. Para alcançar este almejado momento, é necessário primeiramente uma série de etapas para se livrar do pó e sujeira acumulados. É aí que o aspirador de pó é um grande aliado na hora da limpeza. De fácil manejo, basta utilizá-lo para retirar a tão indesejada sujeira em minutos.

Se você possui tapetes, ou mesmo animais de estimação dentro do seu lar, sabe que este item é uma “mão na roda” no momento de limpá-los, facilitando e acelerando este processo. Mesmo se sua casa for de piso, o aspirador de pó auxilia a alcançar até os lugares mais difíceis.
Com modelos diversos, é possível encontrá-lo nas mais variadas faixas de preços, com funções e potências diferentes, por isso vale a pena delimitar qual o intuito principal de seu uso.


COMO ESCOLHER O ASPIRADOR DE PÓ IDEAL

Para conseguir alcançar este feito, é valido analisar qual a função específica para este item, além de reconhecer as necessidades do lar e qual o modelo passível de melhor adaptação, buscando ter o uso com maior efetividade e a relação de potência x barulho. Confira algumas dicas que irão auxiliar a decidir qual o aspirador de pó ideal para o seu lar:

Tipos de aspirador de pó existentes

O aspirador de pó possuir quatro modelos bem conhecidos: o aspirador portátil (ou de mão), o aspirador tradicional, o aspirador vertical e o aspirador robô. Conheça a diferença entre eles:
  • Aspirador de mão: modelo ultracompacto, é ideal para pequenos locais. Leve e fácil de limpá-lo, este modelo é comumente utilizado para a limpeza de estofados e automóveis. Sabe aquele pelo de gato que insiste em ficar grudado na almofada? Está aí uma boa ferramenta para se livrar dele.
  • Aspirador tradicional: modelo apoiado no chão, possui rodinhas para facilitar seu deslocamento. De tamanhos diversos, os menores são mais fácies de utilizar, pois são mais leves. Porém, quanto menor o seu tamanho, menor o seu recipiente para a sujeira, sendo necessário o esvaziamento de seu conteúdo com maior frequência.
  • Aspirador vertical: de fácil manipulação, além de leve, ainda possui rodinhas, promovendo uma limpeza agradável. Se assemelha à uma vassoura e alguns modelos ainda possuem a opção de desencaixe de seu motor, transformando-o em um aspirador de mão.
  • Aspirador robô: novidade recente, este tipo de aspirador tem formato redondo e pode ser programado para aspirar um ambiente automaticamente, utilizando-se de suas rodinhas embutidas. Devido ao seu tamanho reduzido, possui pouca capacidade de armazenamento.

Espaço da sua casa a ser aspirado

Vale a pena analisar o tipo de sujeira frequente em sua casa. Se você reside em uma área litorânea, é interessante que o modelo escolhido possua filtro para que a areia não danifique o aparelho. Também é necessário verificar se somente detritos sólidos serão aspirador, pois se houver a necessidade de também aspirar líquidos, será necessário adquirir um produto com esta capacidade específica.

Capacidade de armazenamento do produto

É de extrema importância levar em consideração o tamanho da área a ser aspirada. Isso irá ajudar a definir qual o modelo ideal a ser adquirido. Por exemplo, se você possui uma casa de poucos cômodos, um modelo como o aspirador vertical ou o aspirador robô pode ser uma boa opção, já que não haverá sujeira o suficiente para encher seu recipiente. Normalmente sua capacidade varia de 1,5 até 3 litros.
Agora, se sua casa é ampla, o modelo mais aconselhável seria o aspirador tradicional. Além de possuir mais espaço para o armazenamento de resíduos, ele ainda possui manejo confortável devido ao seu “carrinho”.
Sendo assim, vale se atentar a capacidade do produto no momento da compra. Esta é medida em litros. Lembrando ainda que existem modelos que solicitam o uso de filtros, necessitando, portanto, da troca por um novo no momento em que este atingir sua capacidade máxima.

Aspiradores com funções e itens extras

Novamente fica a dica de optar por um modelo com função de aspirar água e pó se necessário. Esta é uma função muito vantajosa, por exemplo, ao derrubar água no chão do carro, basta utilizar o aspirador para sugar o líquido, não correndo o risco de molhar o carpete ao retirar o tapete emborrachado para a limpeza, ou até mesmo ajudar a desentupir pias.
Existem ainda modelos que possuem a função sopro, sendo esta muito utilizada para encher balões, colchões infláveis e até mesmo para acender churrasqueiras.
Vale ficar atento também nos acessórios extras que o acompanham na hora da compra. Extensores e diferentes bocais ajudam a alcançar locais de difícil acesso, como embaixo do sofá ou atrás do armário. Dentre os bocais destacam-se o bocal para cantos e frestas, o multiuso, o específico para tecidos, o bocal para pisos, o bocal escova e o bocal para estofados. Vale frisar que bocais mais finos devem ser utilizados com cuidado, já que podem danificar móveis, favorecendo o perigo de riscá-los.

Opte por aparelhos com filtros HEPA

Tecnologia atual e de grande valia, os filtros HEPA (High Efficiency Perfrmance Air) são filtro diferenciados, os quais foram desenvolvidos com a capacidade de reter até 99% de ácaros, poeiras e outras pequenas partículas, sendo ideal para alérgicos e para aqueles que possuem animais de estimação ou tapetes no seu lar.
Além deste filtro, existem ainda as opções de filtro comum (saco descartável ou de tecido) e filtro com carvão, o qual auxilia na diminuição de odores. Este último é muito indicado para quem possui animais de estimação dentro de casa.

Potência do produto

Aqui a dica é a frequência de utilização do produto. Se existe a necessidade de aspirar seu lar constantemente, um aspirador de pó mais potente irá agilizar e facilitar este processo. Se há pouca frequência de utilização, um aspirador de frequência média atenderá suas necessidades.
A potência do produto é medida em watts (W) e sua relação é diretamente proporcional à sua capacidade de aspiração. Ou seja, quanto mais watts, mais força de aspiração o produto possuirá.
Vale lembrar que o barulho tem relação direta com sua potência. Sendo assim, se o barulho do produto lhe incomoda, opte por modelos com potências mais baixas. Os aspiradores de pó mais comuns variam de 600 a 1600w, de acordo com o tipo de modelo.

Tamanho do cabo de energia

Outra questão a ser considerada é o tamanho do cabo de energia do aspirador de pó. Em áreas maiores, o ideal é que o cabo possua no mínimo 3 metros de comprimento, do contrário, faz-se necessário o uso de extensões.

Existem ainda versões como o aspirador de pó vertical ou o aspirador robô em que estes possuem uma bateria recarregável. Aqui é válido novamente levar em conta o tamanho do cômodo em questão, pois muitos possuem carga para apenas poucos minutos de uso.

Seu aspirador também precisa ser limpo

Assim como qualquer outro produto para auxílio da limpeza de seu lar, o aspirador de pó também demanda manutenção para que possa ter uma vida longa útil. Se o modelo escolhido possuir saco de tecido, é necessário lavá-lo uma vez por semana. Se o filtro for de papel, siga a frequência indicada no manual do aparelho.
Nunca utilize o aspirador até seu saco atingir a potência máxima, pois isto pode favorecer o aumento do consumo de energia e provável dano no aparelho. Se o recipiente for do próprio aparelho, siga corretamente as instruções de limpeza indicadas em seu manual.


Fonte: Tua Casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger