março 26, 2018

Eletrofita: como instalar em casa para mudar tomadas e a iluminação de lugar de uma forma segura


É sempre bom evitar o quebra-quebra que algumas renovações ou reparos exigem e a eletrofita é uma novidade perfeita para isso. Ela é uma fita adesiva eletro condutora, que permite a você levar energia de um ponto a outro sem precisar quebrar a parede. 




Ficou curioso? 

Vamos te ensina um passo-a-passo detalhado de como usar esse material e não sofrer mais com a falta de tomadas.

Você vai precisar de:
  • Eletrofita
  • Tesoura
  • Chave de fenda
  • Caixinha com acoplador
  • Fios elétricos
  • Massa corrida
  • Tinta na cor da sua parede



Importante saber:

Existem vários tipos de eletrofita. Dependendo da sua finalidade, você pode precisar de uma com mais vias. Vale lembrar também que a utilização da eletrofita não dispensa a necessidade dos fios elétricos, por isso é bom ter algum extra à mão.


Passo a passo para trocar uma tomada de lugar usando a eletrofita.




Retire o espelho da tomada e desparafuse a caixa. Meça, então, o ponto da tomada já existente até onde você quer uma nova. Deixe dois dedos de fita a mais: eles ficarão dentro da caixa já existente. Recorte dois centímetros do material que fica entre as fitas de cobre. Retire, dessas pontinhas, a capa adesiva e remova os restinhos de cola da eletrofita com um pano. Dobre, com cuidado, as pontas das eletrofitas sob si mesmas e encaixe-as sob seus conectores para depois parafusar bem (dependendo da forma do seu conector, você terá de dobrar de formas diferentes, ok?). Faça isso nas duas extremidades da fita e ela estará pronta para ser aplicada.



Meça a altura do chão até o centro da caixinha e marque a mesma altura do outro lado, onde a tomada nova será colocada. Destaque uma parte do plástico da eletrofita para colá-la na parede e, aos poucos, aplique-a na parede. Para pressionar a fita e evitar bolhas de ar, você pode usar um martelete de borracha e, em seguida, uma espátula. Depois disso, aplique uma malha isolante sobre a eletrofita e essa parte estará concluída.

Agora desligue os disjuntores porque você vai mexer com eletricidade. Retire os fios da tomada que você irá utilizar para fazer a ligação da eletrofita e, agora, faça a ligação da tomada: coloque os fios que antes eram ligados com a tomada antiga nos conectores da eletrofita, seguindo a mesma ligação dos fios anteriores, ou seja, respeitando as cores dos fios. Por fim corte três novos pedaços de fios para serem ligados à tomada antiga e coloque-os no conector anterior. Parafuse a tomada de volta.Posicione a nova caixinha e acoplador no local com fita dupla face, retire o espelho e, utilizando três pedaços de fio da mesma cor da tomada original, faça a conexão. Feche o espelho, ligue o disjuntor e teste a nova tomada com um multímetro ou uma lâmpada de teste.Feche o espelho, ligue o disjuntor e teste a nova tomada com um multímetro ou uma lâmpada de teste.




Comece o acabamento e, para passar a massa corrida, desligue novamente o disjuntor. Deixe secar de acordo com as instruções do fabricante e lixe. Para finalizar, pinte a parede da cor que preferir e pronto.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger