dezembro 09, 2017

Dobradiça reta, curva ou super curva: aprenda a escolher corretamente essa peça fundamental para o seu móvel



Existem três formatos diferentes de encaixe de dobradiças disponíveis para o seu móvel (conhecidas também como dobradiças de pressão): as retas, as curvas e as super curvas. A diferença entre elas é simples: quanta abertura o modelo permite. Isto é: se o seu móvel tem uma porta que vai abrir até 90º, por exemplo, é possível escolher a dobradiça reta. Alguns dos casos em que ela é aplicada são gabinetes de cozinha e armários com portas duplas, por exemplo. 
Dobradiça reta, curva ou super curva: aprenda a escolher corretamente essa peça fundamental para o seu móvel






Entenda porque é tão importante escolher a dobradiça certa


As dobradiças podem não aparecer muito nos móveis, mas elas fazem toda a diferença na sua funcionalidade. Escolher a dobradiça certa para cada uso e mantê-la em ordem não só te poupa de estresses no dia a dia, como portas que chiam ou não abrem o suficiente em espaços pequenos. Elas também ajudam a preservar o móvel em si: afinal, portas frouxas, emperradas ou com abertura menor do que o necessário não são só inconvenientes: elas acabam, com o uso, desgastando a madeira do móvel.
Dobradiça reta, curva ou super curva: aprenda a escolher corretamente essa peça fundamental para o seu móvel







Quais são os cuidados necessários na hora de comprar dobradiças?


Um dos erros possíveis é subestimar a necessidade de dobradiças. É importante instalar a quantidade necessária para o tamanho do seu móvel e da porta. Jorge Fernando explica: “Em uma porta grande, é preciso usar mais. Geralmente são utilizadas três, enquanto em uma porta pequena você precisa de apenas duas”. Mas não é só na quantidade de dobradiças que você deve pensar antes de ir às compras: outro fator importante é medir o tamanho dos furos do encaixe. “Para trocar, você precisa saber este tamanho”, ele afirma, explicando que existem os furos de 26mm e 35mm: “do contrário, a dobradiça não vai funcionar”, diz.


O que acontece quando um ângulo é maior?

As dobradiças de móveis retas têm uma limitação de abertura, ou seja, na hora que são instaladas elas não podem segurar portas que abram ângulos maiores. É aí que entram as dobradiças curvas e super curvas. A diferença entre elas é a capacidade de aplicação: enquanto as curvas são usadas em móveis cujas portas estão parcialmente sobrepostas ao montante, as super curvas são preferíveis quando a porta é embutida à lateral do móvel. Nos dois casos, elas são articuladas para garantir que a porta abra mais que 90º, algo necessário nas portas embutidas.


O que fazer para manter o bom estado da sua dobradiça

Depois que você escolher a dobradiça certa para seu projeto, é hora de garantir que seja feita a manutenção; mantenha-as sempre limpas, evite objetos colocados muito próximos delas dentro de armários (para não forçar o fechamento de portas) e siga o manual do fabricante para a frequência com que elas devem ser lubrificadas. Todos esses cuidados te ajudam a escolher e manter a dobradiça ideal.


Um comentário:

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger