novembro 16, 2017

A história da furadeira


Dá só uma olhada nesse trambolhão! Imagina furar uma parede com isso aqui?


Sabemos que um dos itens mais importantes na hora de fazer uma reforma é a furadeira. Ela é versátil: ajuda a pendurar aquela prateleira de livros no seu quarto, a cortina na sala de estar e o espelho no banheiro – mas vocês já pararam para pensar na história desse apetrecho?

A ferramenta surgiu no ano de 1889 como uma invenção do engenheiro australiano Arthur James Arnot e, seis anos depois, teve um grande aperfeiçoamento: na Alemanha, os irmãos Wilhelm Emil Fein e Carl Fein registraram a primeira furadeira elétrica portátil.

Cansados desse modelo rústico, os americanos Samuel Duncan Black e Alonzo G. Decker desenvolveram algo mais parecido com o que temos hoje: movida à eletricidade, ela também contava com um inovador mandril de 1/4″ em forma de pistola e gatilho. Impressionado com a sua utilidade, Henry Ford quis inserir a furadeira em sua linha de produção e buscou renovar ainda mais o utensílio.


Depois disso, a ferramenta caiu no gosto do povo e as pessoas passaram a estudar novas formas de melhorá-la. Até que, em 1923, a Black & Decker colocou no mercado, por apenas $16,95, a primeira furadeira elétrica com braço de sustentação total – chegando até o espaço com o Projeto Gemini, no qual forneceu uma furadeira sem fio para ser usada pelo programa espacial americano.

E como funciona uma furadeira?

O processo parece complicado, mas a física explica. Quando puxamos o gatilho da ferramenta, um circuito elétrico se completa – igual ocorre quando ligamos um interruptor de luz, por exemplo. É nesse momento que, dentro da furadeira, um pedaço de metal localizado no lado contrário ao gatilho conduz a eletricidade da principal fonte de energia (que pode ser uma bateria ou uma tomada) a um motor. Quando esse encontro acontece, a broca ou a parafusadeira começa a girar e a mágica acontece.

Ao empurrarmos a ferramenta contra a parede (ou outra superfície), a broca penetra o material. Essa rotação insere a broca no local desejado, produzindo uma fricção que corta ou desgasta a área, realizando o furo desejado.

A melhor escolha

Com todas essas informações, fica até mais fácil na hora de escolher uma furadeira para chamar de sua, né? A Black & Decker continua figurando como pioneira e oferece o que há de melhor no mundo das ferramentas: sua furadeira de impacto 3/8’’ 550W, além de ter velocidade variável e reversível para maior controle durante o uso, traz consigo um sistema de impacto que permite furar vários materiais, como concreto e alvenaria. A velocidade alcançada por essa máquina é até 2.800 RPM. #VemQueTem na Gaslar!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger