novembro 17, 2017

Qual comprar: ventilador de teto, de parede ou portátil?




Conheça as características de cada modelo


Está pensando em escolher o ventilador como opção para se refrescar com a chegada do calor? Há diversos modelos no mercado, mas a escolha deve ser de acordo com a necessidade de cada pessoa ou do ambiente. Veja aqui qual o ventilador perfeito para sua casa. 

Escolha o modelo ideal:

Há 3 modelos: ventilador de teto , de parede ou portátil. Cada um possui suas características, mas a principal diferença entre eles é o alcance e a direção do vento. 
ventilador de teto gera maior climatização. Ele espalha a brisa por todo ambiente de maneira uniforme, concentrando o foco de vento mais forte apenas embaixo do aparelho. O alcance médio da ventilação é de até 25 m². Este modelo deve ser instalado com pelo menos 70 centímetros de distância dos móveis ou paredes.


Já o ventilador de parede produz mais ventilação a uma distância maior (50 m²) por ter um jato de vento forte.  Por isso, deve ter maior cuidado ao instalar para que o vento artificial não atrapalhe a entrada do vento natural pelas janelas ou portas do ambiente. 


Enquanto isso, o modelo portátil ou de mesa tem a mesma funcionalidade dos ventiladores de parede, porém com um alcance de distância do vento menor (de 12 m²). Por isso, ele é indicado para uso pessoal e não para os ambientes. Pode ser colocado na mesa de apoio ou no chão.



Potência dos ventiladores 



A tendência é escolhermos o ventilador pela potência do motor, mas outros fatores também são influentes. O número de pás, por exemplo, é determinante para a ventilação. Quanto maior o número de pás, maior a capacidade de espalhar o vento, além da angulação.
Outro fator importante é a velocidade da rotação. Se as pás giram muito rápido, o vento vira um jato, o que apesar de refrescar pode também incomodar tanto pelo ruído quanto pelo conforto.

Como fazer a manutenção

Em geral, a manutenção dos ventiladores, principalmente de parede e de teto, precisa ocorrer a cada dois anos. Vale limpá-lo, mas também checar os parafusos e confirmar se não há trepidação. 

Com essas dicas, fica mais fácil de acertar na hora de escolher o ventilador ideal, não é mesmo? Verifique produtos com selo de qualidade e de economia de energia e depois só aproveitar!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger