dezembro 02, 2021

Como limpar chuveiro? Veja dicas fáceis para colocar em prática

 


   

No cronograma de limpeza, o banheiro é um dos ambientes que mais demandam tempo e atenção. Devido ao uso frequente no dia a dia, a higienização precisa ser mais cuidadosa para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Aqui, inclusive, nós te demos algumas dicas para manter o banheiro sempre limpo!

É comum que o passo a passo da faxina envolva os revestimentos, pia, box e vaso sanitário. Mas você se lembra de limpar o chuveiro? “Com o passar do tempo, é natural que chuveirose duchas manuais acumulem resíduos na parte interna devido às impurezas presentes na água. A limpeza do equipamento é necessária para que o produto não perca a eficácia ao longo dos meses e pode ser feita de maneira descomplicada, com itens facilmente encontrados em qualquer casa”, explica Aline Pereira, gerente de marketing da Roca Brasil.

De acordo com Juliana Faria, especialista em organização, a limpeza do equipamento pode ser feita a cada seis meses ou quando o morador perceber que os furos estão entupidos (nesse caso, a água não sai ou os jatos são direcionados para as laterais). Isso acontece devido ao acúmulo de minerais presentes na água, que acabam se depositando nesse local.

Se você tiver em casa um chuveiro de metal, que não seja elétrico, Juliana orienta: “Você pode colocar metade de água e metade de vinagre de álcool, dentro de um saco plástico, na quantidade que sirva para deixar os furinhos mergulhados nessa solução. Depois, prenda com elástico e deixe agir por uma hora ou de um dia para o outro. Retire o plástico, passe uma escovinha para finalizar e limpe o restante do metal com uma pasta feita com bicarbonato, detergente e água. Em seguida, retire o produto e seque com um pano de microfibra”, ensina a profissional.

E o chuveiro elétrico?

“A limpeza do chuveiro elétrico garante mais do que um banho revigorante e relaxante, mantém a aparência em ordem e, principalmente, evita aquecimentos excessivos e a queima da resistência”, salienta o engenheiro da Lorenzetti, Edson Suguino. Ele afirma que o mercado oferece aparelhos que já contam com uma tela filtro, que evita a entrada de resíduos que possam comprometer o bom funcionamento do equipamento. "Há ainda modelos que apresentam bicos em borracha no espalhador, que permitem uma limpeza mais prática, apenas utilizando as mãos."

Ele reforça a importância de observar a parte elétrica da residência para evitar problemas mais graves: “É preciso verificar, pelo menos, duas vezes ao ano, o quadro de disjuntores, além da conexão dos fios que, caso estejam derretidos, há o indício de que há algum dano”, pontua. Antes de iniciar a higienização interna do equipamento, Suguino diz que é imprescindível desligar a energia da casa. “Além disso, não utilize produtos abrasivos, que podem danificar a superfície do aparelho e não tente ampliar os furos do espalhador, utilizando acessórios pontiagudos”, explica.

O especialista comenta que o chuveiro elétrico pode concentrar sujeira na câmara de aquecimento, em que está acomodada a resistência, e no espalhador, por onde a água é distribuída. Para que a atividade seja eficaz e você obtenha um ótimo resultado, ele  recomenda: “Utilize um pano macio com sabão neutro nas partes em que não há conexão direta com fios. Quanto à parte interna, alguns modelos permitem a retirada do espalhador e outros modelos são selados, mas também trazem informações no manual de como proceder a limpeza. No caso da limpeza do espalhador do chuveiro, embora simples, exige certos cuidados. Eu sempre indico o uso de uma escova com cerdas macias, que não prejudique o material”, ressalta o engenheiro.

Fonte: Casa Vogue




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger