julho 29, 2020

Serra circular: conheça as diferenças entre elas!


Conheça os tipos e descubra o modelo ideal pra te ajudar no trabalho!


As serras são fundamentais pra quem trabalha com construção ou tem uma pequena oficina em casa, né? Afinal, com elas dá pra cortar e moldar madeira, mármore, ferro e outros materiais. Mas, você fica na dúvida na hora de escolher a sua? Então vem comigo que eu tenho dicas bem simples que vão te ajudar bastante!


Qual é a serra ideal?

Antes de entender qual é a serra certa pra cada tipo de material, você precisa conhecer os tipos, tá?

A serra pode ser do tipo manual: que é mais leve, dá pra carregar pra qualquer lugar e corta materiais de diferentes tamanhos.

Já se você trabalha com peças maiores, as serras de bancada que ficam fixas são ideais. Até porque os materiais ficam melhor apoiados. Então, vale a pena ficar de olho se o modelo que você quer tá disponível nessas duas versões, viu?

Agora sim, eu vou te explicar melhor quais são os tipos de serra e quando cada uma deve ser usada. Olha só:


Serra Circular: ela é ideal pra cortes retos e rápidos em diferentes materiais, como madeira ou metal, viu? Com a serra circular dá pra cortar na profundidade que quiser e também pode inclinar a base dela em até 45 graus. Tem também a opção de bancada.


Serra esquadrejadeira: é também conhecida como serra de esquadria, tá? Essa é pra você ter ainda mais opções de ângulo na hora de cortar, na diagonal e na vertical, todos os tipos de madeira. Ela corta de um jeito mais preciso que em outros modelos, o que faz ser uma ótima opção pra quando você precisar fazer encaixes, por exemplo.

Costuma ser usada pra fabricar móveis em placas pequenas ou médias, com acabamento mais caprichado em materiais finos, como compensado, MDF e MDP. 


Serra Fita: ela tem esse nome porque a lâmina da serra tem formato de fita, viu? Ela faz cortes em qualquer direção e é feita de aço ou aço carbono, o que é ideal pra quem trabalha com materiais mais duros e com ângulos bem difíceis pra serem cortados por outras serras.

Tem serra fita fixa na bancada e a móvel, que você troca de bancada quando quiser. Outro modelo é a de coluna, que podem ter até balança e moedor. É ótimo pra frigoríficos que cortam peças enormes de carne!


Serra Mármore: ela usa discos diamantados, especiais pra cortar materiais duros. Então, é uma ótima opção pra cortar pisos, paredes, tijolos e azulejos. Aliás, dá pra trabalhar até com mármores e granitos, conseguindo mais precisão e poder de corte neles! E o bom é que tem modelos de bancada e portáteis, viu?

serra mármore também tem modelos industriais pneumáticos, que usam um equipamento de ar comprimido pra funcionar e são muito mais potentes. Gostei, hein?

                  


Serra Tico-Tico: ela tem um movimento tipo vai-e-vem pra cima e pra baixo e usa serras pequenas, fazendo um movimento que lembra um corte com serrote manual. Mas o legal é que ela não cansa o braço, né?

Outra vantagem da serra tico-tico é que dá pra fazer tanto cortes retos como em curva. E ela aceita várias opções de lâminas, pra você conseguir profundidades diferentes.

Além disso, a Tico-Tico é uma ferramenta multifuncional que corta plástico, madeira, chapas de aço, cerâmica, alumínio e até azulejo. Um arraso!

                 


Serra Copo: as serras copo são ideais pra perfurar vários tipos de peças, viu? Isso mesmo: perfurar! Elas são usadas com uma furadeira pra fazer furos bem maiores que uma broca é capaz de fazer.

Tem serra copo pra cada tipo de material e, pra poder perfurar qualquer um deles com esse tipo de serra, a minha dica é apostar numa furadeira profissional pra ter a potência necessária, tá? Assim você vai poder usar a serra copo num montão de atividades, como serralheria, elétrica, marcenaria e até na construção civil. Incrível, né?



Fonte: Magalu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger