Como deixar o piso de madeira novo?
Mantenha o piso de madeira novo conservando
O piso de madeira pode ser conservado com a finalidade de manter por mais tempo o visual da sua superfície. Alguns cuidados no dia a dia e ainda durante a limpeza permitem que ele seja conservado facilmente.
Para manter o piso de madeira novo você precisa:
– Evitar seu contato com a água;
– Evitar a incidência de luz solar diretamente sobre o piso;
– Não arrastar móveis e quaisquer outros objetos que possam arranhar a superfície do piso;
– Tomar cuidado ao utilizar o aspirador de pó para que ele não danifique a madeira;
– Evitar o uso de produtos químicos na limpeza, como solventes;
– Utilizar cera apenas quando for autorizado e recomendado pelo fabricante;
– Proceder a limpeza diária com vassouras de cerdas macias e pano ligeiramente úmido.
Deixe o piso de madeira novo com uma restauração
Ao se mudar para uma casa antiga com piso de madeira ou então depois de alguns anos na mesma casa com um piso de madeira que já perdeu seu encanto, então chega o momento de renovar o piso com uma restauração. A madeira pode passar por restaurações enquanto sua espessura permitir isso e essa vantagem gera uma grande economia para o dono da casa, afinal, não é preciso trocar o piso porque seu visual não está bom, basta contratar o serviço de um restaurador, bem mais em conta do que fazer a troca.
Os pisos de madeira podem ficar escurecidos e arranhados com o tempo e para ter um piso de madeira novo, o mesmo precisará ser lixado para que os arranhões sejam eliminados da superfície. O lixamento retira uma camada fina de madeira e coloca de novo a vista a coloração original da mesma. Após esse lixamento é preciso reaplicar um verniz ou outro produto que proteja a madeira por mais alguns anos.
Algumas pessoas optam por mudar a coloração do piso com a utilização de produtos específicos para esse fim, que além de garantirem a renovação do piso de madeira e sua proteção, promovem um resultado final que dá a impressão de piso de madeira novo, de outra espécie, por causa dessa mudança de tom. Uma boa opção para quem deseja renovar o visual do ambiente sem gastar muito para isso.
Além de ser preciso lixar o piso de madeira para renovar seu visual, não é somente essa reparação que o piso exige e muitas vezes algumas tábuas estão soltas e é preciso fixá-las novamente. Outras tábuas podem estar rachadas, mas também é possível reparar esse dano com produtos específicos, que preenchem essas rachaduras. Agora, se o piso de madeira apresentar problemas no rejunte, basta reaplicá-lo também.
Mesmo que um piso de madeira já tenha sido instalado há vários anos e esteja agredido pelo uso, é possível deixá-lo novo com essas restaurações e depois de restaurar ou então para os pisos recém-instalados, basta proceder com os cuidados durante o dia a dia para que ele tenha menos danos possíveis e peça uma restauração apenas depois de muito tempo de uso.
Fonte: Parquet SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário