Já discutimos a importância do planejamento para instalação elétrica da casa (acesse o conteúdo aqui). Para a parte hidráulica não é diferente. Esta é uma das etapas mais importantes da construção. Mas, também, é aqui que mais ocorrem erros por falta de atenção na hora de construir.
Para minimizar os problemas, selecionamos recomendações importantes para quem está trabalhando no sistema hidráulico da residência. Evite problemas e dedique um tempo a mais no planejamento dessa instalação.
Começando pela caixa d’água
O ponto de partida para instalação hidráulica é a caixa d’água. Ela precisa ser colocada no local mais alto da casa para que possa distribuir a água para todos os cômodos.
Logo após, deve-se fazer as ligações das tubulações que conduzirão a água da rua para a caixa. Portanto, é necessário também instalar um registro, que controla a entrada, a boia (que determina a pressão) e o hidrômetro, que mede o fluxo.
Planejando a instalação
Defina exatamente os pontos de ligação de água em cada cômodo. Determine a posição das torneiras, pias, vasos sanitários e chuveiros.
Fique atento: cada parte da casa precisa de uma tubulação diferente. Tubos em PVC (policloreto de vinila) e PPR (polipropileno copolímero random), por exemplo, são indicados para circulação de água fria, como em torneiras ou vasos sanitários. Enquanto isso, canos de cobre são recomendados para água quente, destinada aos chuveiros e banheiras.
É imprescindível que os materiais sejam de qualidade, o que pode evitar dores de cabeça com vazamentos. Além disso, ter um encanador encarregado do trabalho é muito importante para definir a boa distribuição de água nos cômodos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário