abril 25, 2018

Ferramentas para marcenaria: conheça as mais básicas que você precisa ter em casa para fazer seus projetos


Já faz tempo que a marcenaria deixou de ser uma forma de artesanato impossível de se colocar em prática em casa: tendo as ferramentas certas e um pouco de paciência, nada te impede de tentar a sorte na confecção de móveis ou objetos de decoração em madeira. A prova disso é a facilidade que você tem de encontrar os equipamentos necessários para começar a produção. Mesmo assim, se você não tem a menor noção do que fazer, pode ser difícil saber do que realmente vai precisar.



Você não precisa de muitas ferramentas para marcenaria no início

Se você nunca teve contato com nada relacionado à marcenaria, deve imaginar que muitas ferramentas são necessárias para transformar um pedaço bruto de madeira num móvel super detalhado e bem feito - ou em qualquer outro objeto -, certo? Mas não é bem assim que acontece, a quantidade de ferramentas necessárias para o início não é tão grande assim: A ferramenta que as pessoas mais vêm procurar pensando em fazer marcenaria é a tupia: ela serve para frisar a madeira, fazer desenhos e detalhes em alto-relevo. 



Além dela, também tem a furadeira com a broca chata, que serve para fazer buracos maiores como os que são feitos para colocar maçanetas nas portas. Outra bastante procurada é a serra circular, que tem uma versão de bancada que é 6 em 1 e faz muito sucesso: ela é furadeira, parafusadeira, serra circular, torno e tupia. Ou seja: ela faz basicamente tudo o que é necessário para trabalhar com a madeira.Uma dica de aparelho que muita gente procura, mas que não serve para marcenaria: é o micro retífica para trabalhos com madeira, mas ela serve exclusivamente para uso artesanal e detalhes pequenos, não para a marcenaria. As lixas de diferentes espessuras também são necessárias para o acabamento das peças, então não esqueça de levar as suas para casa quando for trabalhar com madeira.




Além das ferramentas para marcenaria, você não pode esquecer dos acessórios de segurança


Como boa parte dessas ferramentas é elétrica e o manuseio acaba sendo perigoso, o uso de acessórios de segurança é essencial para que você continue protegido enquanto trabalha. Para a prática da marcenaria, os acessórios de segurança necessários são um bom par de luvas, os óculos para proteger os olhos de farpas, o avental e uma máscara para evitar a inalação de poeira. Inclua estes acessórios na lista de compras na hora de adquirir as ferramentas para marcenaria!

A qualidade da madeira também vai influenciar no seu trabalho de marcenaria

Depois de comprar as ferramentas corretas para começar a prática da marcenaria, você vai precisar de atenção no momento de escolher as madeiras que vão ser sua matéria prima. A primeira coisa a observar é se elas são certificadas: no Brasil, a madeira que é extraída de forma sustentável e legal tem o selo do DOF (Documento de Origem Florestal). Outro detalhe a ser observado é a direção das fibras, quando você olha na espessura, elas têm que estar seguindo todas a mesma direção, sem mudanças. Também é preciso observar se a madeira está alinhada e, para isso, é só colocá-la no chão ou numa superfície lisa. Agora que você já sabe de todos esses truques básicos, é só colocar a mão na massa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger