abril 27, 2018

Como consertar lâmpada de LED: especialista ensina se é possível e mostra o que fazer


De uns tempos para cá, a lâmpada de LED tem sido a opção de quem busca alternativas mais sustentáveis e econômicas para a iluminação dos cômodos da casa. Apesar de ser um pouco mais cara que as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, ela tem uma vida útil muito maior que os outros tipos, já conhecidos. Por isso, quando acontece dela queimar com pouco tempo de uso, pode procurar porque existe uma resolução. Pensando nisso, o Casa de Verdade conversou com a engenheira elétrica Amanda Delatorre e ela explicou exatamente como consertar lâmpada de LED em casa. Confira:

Por que a lâmpada de LED para de funcionar

Como consertar lâmpada de LED: especialista ensina se é possível e mostra o que fazer
Quando as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes param de funcionar, é fácil imaginar que isso acontece por uma sobrecarga de energia ou porque elas chegaram ao fim da vida útil, que costuma ser bem curto. Depois disso, elas não têm mais conserto. As lâmpadas de LED têm o funcionamento diferente e é exatamente por isso que o conserto delas é possível - a Amanda explicou o porquê exatamente: “as lâmpadas de LED não possuem filamentos nem reatores: elas têm os LEDs dispostos em série e, quando param de funcionar, provavelmente um deles queimou. Com o circuito de funcionamento simples, elas podem ser consertadas facilmente”.

Como consertar a lâmpada de LED: veja os materiais necessários

“Consertar a lâmpada de LED que parou de funcionar é simples: você precisa apenas abri-la, remover o LED queimado e curto circuitar os terminais de onde ele foi removido”, explicou Amanda. Ela continua detalhando os materiais necessários para realizar o conserto: “você vai precisar de: uma bateria de 9V (ou duas pilhas ligadas em série); dois fios condutores; um ferro de solda; um alicate de bico (ou estilete) e estanho".



Fique atento ao passo a passo de como consertar lâmpada de LED

Mesmo que seja simples, o processo de conserto de uma lâmpada de LED é bem detalhado e pode ser complicado para quem não tem o costume de fazer esse tipo de operação. Por isso, fique atento ao passo a passo ensinado pela engenheira:
1º passo: identificar o LED queimado
“O primeiro passo para o conserto é abrir a lâmpada cuidadosamente para identificar quais LEDs estão queimados. Um LED danificado pode apresentar uma cor escura, apontando que está queimado, mas, se você não conseguir identificar pela coloração, pode fazer um teste utilizando uma bateria e dois fios condutores. Para isso, você vai ligar os fios condutores à bateria e testar cada LED individualmente, colocando os fios nas laterais de cada um deles. A intenção é verificar quais vão acender ou não. OBS: é importante respeitar a polaridade do LED durante esse teste, pois o mesmo só conduz corrente do polo positivo para o negativo”. Isso quer dizer que, se você colocar os fios nas laterais do LED e ele não acender na primeira tentativa, você deve inverter o lado dos fios e testar novamente. Faça isso com todos os leds até identificar um que não acenda de jeito nenhum.

2º passo: remova o LED queimado
“Após identificar o LED queimado, você deve removê-lo com um alicate (ou estilete)”. Essa parte é bem simples: basta utilizar a ferramenta para quebrar o LED queimado - delicadamente, para não danificar nenhuma outra parte da lâmpada - até que ele possa ser completamente retirado da estrutura.
3º passo: solde os terminais do LED queimado
“Com o ferro de solda e o estanho, basta soldar os terminais nos quais o LED estava alocado, colocando estes em curto-circuito. Ao fazer isso, o circuito volta a conduzir corrente por todos os LEDs restantes e a lâmpada funciona de novo”, explicou Amanda. Depois disso você só vai precisar remontar a lâmpada e colocá-la no uso novamente.

Depois do conserto, a lâmpada de LED ainda pode funcionar por bastante tempo

Quanto à vida útil da lâmpada de LED depois do conserto, Amanda garante que ela continua sendo longa: “a vida útil de uma lâmpada de LED é descrita com base na sua capacidade de emissão de luz. Quando ela atinge aproximadamente 25 mil horas de funcionamento, passa a operar com 70% de sua luminosidade inicial e podemos, então, perceber uma diminuição no brilho emitido. No entanto, depois do conserto a tensão que alimenta a lâmpada é redistribuída igualmente entre os LEDs que restaram e eles passam a operar com uma tensão maior do que a projetada. Isso faz com que a durabilidade dela passe a ser inferior do que a especificada pelo fabricante, mas mesmo assim continua sendo bem maior do que com os outros tipos de lâmpadas”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger