Esses mitos são grandes equívocos, pois o pouco conhecimento sobre o tema leva muitas pessoas a acreditarem que os alimentos podem ficar contaminados por algum tipo de radiação causadora de doenças como o câncer.
Além disso, pensam que os alimentos perdem seu valor nutritivo pela “degradação” causada pelas radiações.
As microondas são radiação de baixa energia, tanto que são insuficientes para ionizar as moléculas ou átomos dos alimentos. Radiações ionizantes são aquelas que têm energia suficiente para arrancar elétrons dos átomos, como é o caso dos raios ultra-violeta C, raios x e raios γ . A energia que um fóton da radiação deve transferir para arrancar um elétron de um átomo depende do elemento e varia de 2,5 a 25 eV (1eV = 1,9.10-19J).
As microondas não têm energia suficiente para provocar esse efeito, portanto não são ionizantes. A energia que carregam, porém, é suficiente para provocar o aumento da energia cinética de certas moléculas e, como conseqüência, o aumento da temperatura.
Assim, o único problema que podem causar são queimaduras profundas em caso de acidentes. Portanto, não devemos entrar em contato direto com as micro-ondas, pois elas danificam células vivas por aumentar a energia cinética e causar queimaduras graves.
Apesar da conveniência e necessidade de tomar medidas de segurança e prevenção contra queimaduras com micro-ondas, não existe nenhum perigo de os alimentos preparados num forno de micro-ondas ficarem contaminados com radiação.
A única coisa que permanece nos alimentos é o aumento de sua energia interna (temperatura). As microondas deixam de existir tão logo o aparelho for desligado, não permanecendo nem nos alimentos, nem no forno.
EXPOSIÇÃO AOS FORNOS DE MICRO-ONDAS:
Fornos de micro-ondas são sem dúvida uma forma conveniente de cozinhar, e reaquecer comidas. Sua facilidade de operação e popularidade aumentam a cada dia, e apesar de não se discutir sua conveniência, é importante considerar aspectos de segurança aos usuários e ao alimento.
Devido a fobias que muitas vezes atormentam certas pessoas, é importante frisar que comidas cozidas em fornos de microondas não apresentam risco de ficarem com radiação.
As microondas cessam de existir tão logo que o forno é desligado, não permanecendo no alimento, nem no forno!
Nas últimas décadas as pessoas estavam mais preocupadas com os danos e riscos oriundos dos fornos de micro-ondas, tanto que em 1976, na Inglaterra, foi estabelecido um nível máximo de fugas de fornos de microondas limitando a 5 mW/cm 2 a 5 cm de distância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário