dezembro 05, 2017

Torneira elétrica: solução para lavar louça com água quente sem a necessidade de ter um aquecedor central


Você sabia que contar com aquecimento de água na cozinha não é só um luxo? Com ela, a tarefa de lavar louça se torna mais fácil, já que a água quente ajuda na remoção de gorduras. Se a sua pergunta é: “como?”, nos adiantamos ao dizer que uma torneira elétrica pode ajudar (e muito!) no processo de ter água quente no cômodo se a casa não contar com aquecimento central. 


Entenda: não sabemos se é novidade o que vamos contar aqui, mas para instalar um sistema de aquecimento a gás, por exemplo, pode ser necessário trocar grande parte (se não todo) o encanamento da residência, visto que a água quente não pode passar por canos de PVC. 
Torneiras elétricas, por sua vez, têm funcionamento parecido com o de um chuveiro elétrico e proporcionam conforto na cozinha, especialmente nas estações mais frias, com fácil instalação e sem quebradeira. É só escolher o melhor tipo para você!

Dica: caso a preocupação seja com o aumento da conta de luz, ele é mesmo inevitável. Em contrapartida, a economia de água na hora na lavagem da louça pode ser significativa, justamente por ser mais fácil eliminar gorduras e resíduos de comida dos utensílios. Para quem deseja apostar numa alternativa mais sustentável, é possível ter uma torneira movida a energia solar caso a residência tenha capacidade de receber placas de captação de energia solar + reservatórios especiais para armazenamento de água.

Tipos de torneira elétrica para cozinha

Quanto ao funcionamento, os tipos de torneira elétrica são bem semelhantes. A princípio, o que chamará mais atenção é a diferença de design entre os modelos. Fora isso, também variam potência, bicas (que podem ser móveis ou contar com movimento giratório), artifícios para diminuir o desperdício de água e possibilidades de controle mais preciso da temperatura da água. Algumas torneiras elétricas ainda contam com a chamada resistência de aquecimento anti choque, o que as torna mais seguras.

Modelo de bancada x modelo de parede: para lavar louça, as mais confortáveis são as torneiras de parede. O que acontece é que, para utilizá-las, é preciso que sua instalação tenha sido prevista em projeto (ou você precisará quebrar os azulejos para criar um novo ponto de água). Por isso, modelos de bancada são mais comuns. Na hora de escolher o seu, prefira os que contam com bicas altas – eles são uma boa forma de chegar mais próximo aos modelos de parede em termos de conforto.
Com aquecedor no corpo da torneira x com aquecedor instalado embaixo da pia: os modelos mais modernos são os que vêm com a caixa de aquecimento separada para ser instalada embaixo da pia. Fora isso, não há muita diferença: ambas dispensam uma central de aquecimento, o que torna ter água quente na cozinha uma tarefa bem mais simples. Uma vez que a água chega fria à torneira e só é aquecida de forma elétrica pouco antes de sair do encanamento para a pia, não é necessário se preocupar com o superaquecimento dos canos caso eles sejam de PVC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger