dezembro 06, 2017

4 dicas para manter os ventiladores de teto, parede ou coluna limpos e livres de poeira


Manter ventiladores, sejam de teto, parede ou coluna, limpos é parte fundamental (embora, às vezes, esquecida) da rotina de uma casa. Primeiro, porque só assim os aparelhos conseguem cumprir sua função de refrescar com todo o potencial, já que o acúmulo de poeira deteriora o equipamento e impede a circulação do ar. Segundo, porque um ventilador sujo é sinônimo de proliferação de ácaros e bactérias nocivos para a saúde – além de, claro, espalhar ainda mais sujeira pela casa. Portanto, talvez mais importante do que aprender como limpar, seja criar o hábito de manter a limpeza sempre em dia.


Dicas para conservar a limpeza de ventiladores de teto, parede e coluna

1. Limpeza das pás: passar um pano de microfibra ou flanela com lustra-móveis cria uma película protetora no aparelho, dificultando o acúmulo de poeira e adiando a próxima limpeza.
2. Alternar exaustão-ventilação: depois de algum tempo ligando o ventilador de teto na exaustão (ou seja, para “cima”), usá-lo na função ventilação (para “baixo”) vai fazer com que a poeira que já estava no aparelho caia no chão.
3. Suspender ventiladores de coluna: quando estão a pelo menos 1m do chão, a tendência é que aparelhos desse tipo acumulem menos sujeira. Assim, é mais fácil mantê-los limpos apenas passando um pano úmido.


4. Guardar ventiladores fora de uso: algumas pessoas possuem aparelhos de chão que, basicamente, só são usados no verão. Se você é uma delas, considere guardá-lo limpo em um saco plástico dentro de um armário. Isso vai garantir que, no próximo dia de calor, ele continue sem poeira e pronto para ser usado.

Extra: como limpar ventiladores de teto, parede e coluna?

1. Para tirar o excesso de poeira, o ideal é abrir a grade dos ventiladores de parede, chão e coluna e usar um limpador de cerdas (aquelas escovas para limpar banheiros, por exemplo). No caso dos ventiladores de pás (e neste caso os de teto, inclusive), um aspirador de pó também é uma ideia que funciona para remover poeira em quantidade e poupar quase todo o esforço.

2. Para os ventiladores de teto, outro bom macete é cobrir a hélice com uma fronha e, em seguida, puxá-la acumulando toda a poeira e sujeira ficando dentro dela, evitando que tudo caia no chão.
3. Na hora da limpeza mais profunda, a fórmula mais certeira é sempre água e sabão neutro (detergentes não são indicados para aparelhos elétricos) nas partes removíveis, como as grades e pás; e um pano úmido para os fixos, como os aparelhos de teto.
4. Em épocas de calor, quando os ventiladores são bastante requisitados, vale fazer a limpeza quinzenalmente – tanto nos de chão, como nos de teto. Quando as estações mais amenas do ano entrarem, a aposta pode ser em limpezas mensais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger