dezembro 04, 2019

COMO LIMPAR A CAFETEIRA ELÉTRICA: CONFIRA AS INSTRUÇÕES


Quem é acostumado com o café de casa sente a diferença quando a cafeteira não está funcionando muito bem e o café não fica com aquele gostinho de sempre. Isso pode acontecer devido às impurezas presentes na cafeteira, que podem alterar o sabor ou até mesmo obstruir a passagem do café. Para te ajudar a contornar esse problema e deixar o seu café delicioso, fizemos um passo a passo sobre como limpar a cafeteira elétrica. Confira!
Como limpar a cafeteira elétrica: confira as instruções

O primeiro uso

A preocupação não começa só depois de usar! Para extrair o melhor da sua cafeteira, coloque água no recipiente indicado e faça o ciclo sem o café. A água quente que vai passar pelos tubos e recipientes vai limpar a sujeira que pode estar presente na máquina. Repita o processo para garantir a limpeza da cafeteira.

Limpando a cafeteira no dia a dia

Antes de tudo, retire as partes removíveis. Jarra, filtro e o que mais for possível remover ficarão mais limpos se lavados individualmente. Use água morna e detergente para lavá-las. Na parte externa e onde mais houver resíduos de café, esfregue um pano úmido com água e sabão. Sempre faça esse tipo de limpeza após o uso da cafeteira.
Ao limpar a cafeteira, opte por um pano de microfibra. A limpeza será mais eficiente com ele do que a limpeza feita com papel-toalha ou outros recursos.

Fazendo uma limpeza profunda

Para eliminar resíduos mais difíceis de serem limpos, opte por uma limpeza completa, que inclua a parte interna da cafeteira. As instruções são simples e a limpeza exige produtos simples. Misture partes iguais de água e vinagre de maçã e deposite no recipiente de água próximo do limite suportado. Ligue a cafeteira e espere chegar a meio ciclo (quando recipiente de água estiver pela metade) para desligar. Deixe a mistura quente agindo na parte interna da cafeteira e na jarra por cerca de 1 hora. Isso vai fazer com que o vinagre e a água ajam, limpando ao máximo a cafeteira. Após esse tempo, ligue-a de novo para finalizar o ciclo.
Para finalizar, descarte a mistura e repita o processo mais duas vezes apenas com água. Essa limpeza evitará o mau funcionamento da cafeteira relacionado à entupimento de tubos e odores estranhos no café, fazendo com que ela dure mais tempo.
O vinagre de maçã pode ser substituído nesse processo por bicarbonato de sódio: a proporção é de 3 colheres (sopa) de bicarbonato para 1 litro de água. Faça esse processo, no mínimo, a cada mês. Considere reduzir esse tempo para 1 ou 2 semanas se faz uso frequente ou diário da cafeteira elétrica.

Dicas para o bom funcionamento da cafeteira

Para máquinas de café em cápsulas, utilize descalcificante de cafeteiras. É um produto encontrado em supermercados e lojas especializadas feito especificamente para desobstruir máquinas de café em cápsulas.
Ao terminar de usar e lavar cafeteira, deixe a tampa do reservatório aberta! Isso evita que o interior dela fique úmido e impede a proliferação de bactérias e fungos que, além de alterarem o gosto do café, fazem mal à saúde.
Use a jarra de café somente para essa finalidade. Utilize outro recipiente para despejar água no reservatório. Ao utilizar o mesmo recipiente, impurezas que podem estar presentes na jarra são transferidas para o recipiente da água, o que pode alterar o sabor do café.

Fonte: Tudo Gostoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger