novembro 26, 2019

COPO DE LIQUIDIFICADOR: QUAL É MELHOR?


Na hora de escolher entre os diversos modelos existentes, uma dúvida recorrente é sobre a melhor jarra de liquidificador. Pode não parecer, mas um bom copo de liquidificador e alguns cuidados no manuseio são capazes de aumentar o tempo de vida útil do produto e garantir o melhor desempenho do aparelho.
Material, tamanho, espessura, base removível ou fixa, custo de reposição das peças, robustez e garantia são alguns dos aspectos a serem considerados antes da escolha. Entenda como essas características afetam a qualidade da jarra de liquidificador.


MATERIAIS

Uma das propriedades mais relevantes da jarra de liquidificador é o material. Ele impacta na limpeza, resistência, durabilidade e preço. O material ainda determina se é possível lidar com alimentos quentes ou não. A variedade de materiais diferentes no mercado é grande. Além do vidro, há copos de inox e de diversos tipos de plástico.

Vidro

A jarra de liquidificador de vidro já pode ser considerada um clássico. O material é usado desde a invenção do liquidificador, em 1922.  Inerte, o vidro não reage com os alimentos e possui vantagens na hora da higienização, pois não absorve cheiro nem cor. As desvantagens desse material são o peso, o preço mais elevado e a chance de quebrar em caso de impactos e quedas.
O vidro é usado em modelos da Black and Decker, como o S600V; em vários modelos da marca Oster, como o Maximum, o New Reverse e o Osterizer Classic . Outros exemplos são o Mallory Optima Glass, o Electrolux BEE21, o Arno Stile LN77 e o Semp Cherry.

Inox (Aço inoxidável)

O inox é quase tão inerte quanto o vidro. As jarras desse material não absorvem cheiro, gosto ou cor e são fáceis de lavar. A diferença é que elas são mais leves que o vidro e não quebram. Entre as desvantagens desse material estão o preço mais elevado e o fato de não serem transparentes.
Jarras de inox são produzidas pela Philco, na linha Double Inox. Há ainda o Arno Soup Stile que, além de liquidificador, também tem a função de ferver líquidos para fazer sopas. Outros modelos de liquidificadores com jarra de inox são os fabricados para restaurantes e para a indústria alimentícia.

Acrílico

Acrílico é um tipo de plástico, conhecido por sua leveza, transparência e rigidez. Ainda é comum ouvir pessoas referirem-se a esse material como vidro acrílico, justamente por apresentar características que lembram às do vidro. Esse material tende a ficar esbranquiçado e riscado com o passar do tempo. Além disso, ele não é livre de Bisfenol A (BPA), substância química que pode ser liberada na comida quando colocada em contato com alimentos em altas temperaturas.
Os modelos PH900 da Philco, e o Mallory Tornado são exemplos de produtos que têm a jarra em acrílico.

SAN (Estireno Acrilonitrilo)

SAN e acrílico são dois materiais que se parecem. Quando comparados, entretanto, o SAN apresenta algumas vantagens em relação ao acrílico. Ele é mais resistente a impactos e não risca com tanta facilidade. Ele também é livre de Bisfenol A (BPA). Assim como o acrílico, o SAN pode riscar e perder a transparência com o tempo.
Há versões em SAN na marca Black and Decker, como os da linha LE; os modelos Clic'Lav e Faciclic LN37 da Arno; o L-1000 Turbo Inox da Mondial, alguns da Philips Walita, como o Linha Viva Problend 6 e o Ri2160, além do modelo BEB11 da Electrolux.

Copoliéster Tritan

Ao mesmo tempo em que é rígido, esse material tem bastante flexibilidade. Por isso, aguenta impactos e é mais difícil de quebrar. De acordo com o site da empresa Eastman, que desenvolveu e patenteou esse copoliéster, as principais características do Tritan são transparência, mesmo após centenas de ciclos na máquina de lavar; maior resistência do que outros plásticos e vidro; além de ser seguro, livre de BPA ou qualquer outro bisfenol.
Tritan é o material usado na jarra Duravita, da Walita, na jarra Dura Mais, da Philco, nos liquidificadores da americana Blendtec, e em algumas linhas da Breville vendidas com a marca Tramontina.

Policarbonato

Tem uma rigidez que está entre o SAN e o Tritan. O Policarbonato, porém, não é livre de BPA e pode liberar químicos na comida. Jarras feitas com policarbonato foram encontradas na linha Diamond Blender, da KitchenAid, e na marca Vitamix.

Polipropileno

Esse tipo de plástico tem um aspecto mais leitoso (esbranquiçado). É flexível, o que ajuda a não quebrar facilmente, e também é mais barato. Outra vantagem do polipropileno é ele ser livre de BPA.
Uma desvantagem é que não suporta temperaturas altas durante o funcionamento. O calor faz com que o plástico que segura as lâminas amoleça. Essa mudança de estado do plástico, somada à vibração das facas durante o corte, pode resultar em deformações e danos ao fundo do copo.
Entre os modelos que utilizam esse material encontra-se o Philips Walita Daily.

TAMANHO

O tamanho da jarra é um dos quesitos importantes da escolha. Em uma casa onde vivem muitas pessoas, ou nos casos onde o liquidificador é utilizado para bater massas de bolo e outras receitas, copos maiores podem ser mais interessantes.
Tendo isso em vista, as empresas passaram a produzir jarras cada vez maiores, com capacidade para dois e até três litros. O problema é que muitas marcas aumentaram as dimensões da jarra sem aumentar também o tamanho das lâminas responsáveis pela trituração dos alimentos. A combinação de lâminas pequenas com um desenho de fundo de jarra muito largo dificulta a movimentação dos alimentos, que acabam não canalizando direito até as lâminas. Antes da compra, vale a pena buscar avaliações do produto  para checar a performance do liquidificador.
Ainda sobre o tamanho da jarra, deve-se considerar que o copo do liquidificador é proporcional ao tamanho da unidade motora. Quanto maior a jarra, maior o produto como um todo e o espaço necessário para guardá-lo.

ESPESSURA

A espessura é outro item que varia bastante de um modelo de jarra para outro. Modelos com maior espessura de jarra são mais resistentes. Jarras muito finas racham e quebram com facilidade, fazendo com que o líquido vaze.
As espessuras geralmente iniciam em 2 milímetros (mm) e chegam a ter até 9mm. Uma jarra que tenha pelo menos 5mm, de um bom material, já pode ser considerada de boa espessura.

BASE REMOVÍVEL X BASE FIXA

Sobre a base, há três configurações comuns: base fixa; base removível e base removível com partes separáveis.
Nos modelos de base fixa, o acesso ao fundo da jarra é mais difícil, tanto para extrair os alimentos quanto para a limpeza da peça. Nas jarras de base removível, a higienização é mais fácil e há menor risco de se cortar.
Dos modelos de base removível, alguns têm a borracha fixa na base e outros permitem separar todas as peças (encaixe, borracha e lâminas). Esses produtos com a base totalmente desmontável são os melhores para limpeza, segurança e possíveis trocas de peças já que é possível realizar a substituição apenas da parte danificada.

GARANTIA

A maioria dos fabricantes hoje tratam a jarra como sendo um acessório. Dessa forma, por mais que os produtos tenham um ano de garantia, as jarras só costumam ter três meses. Poucas marcas dão garantia para o produto por completo.
Por isso, alguns cuidados durante o uso são importantes para prolongar a vida útil do produto e evitar dores de cabeça. Entre esses cuidados, o principal é com o eixo central, parte da jarra de liquidificador onde ficam as hélices. É essa parte que conecta o copo ao motor do liquidificador. Peças do eixo central podem sofrer desgaste, ficar frouxas ou acabarem danificadas quando se mói alimentos muito duros sem a presença de líquidos. Esses danos ao eixo central podem resultar em vazamentos, mudança no barulho ou, com o tempo, o liquidificador pode travar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger