Na hora de escolher entre os diversos modelos existentes, uma dúvida recorrente é sobre a melhor jarra de liquidificador. Pode não parecer, mas um bom copo de liquidificador e alguns cuidados no manuseio são capazes de aumentar o tempo de vida útil do produto e garantir o melhor desempenho do aparelho.
Material, tamanho, espessura, base removível ou fixa, custo de reposição das peças, robustez e garantia são alguns dos aspectos a serem considerados antes da escolha. Entenda como essas características afetam a qualidade da jarra de liquidificador.
Materiais
Uma das propriedades mais relevantes da jarra de liquidificador é o material. Ele impacta na limpeza, resistência, durabilidade e preço. O material ainda determina se é possível lidar com alimentos quentes ou não. A variedade de materiais diferentes no mercado é grande. Além do vidro, há copos de inox e de diversos tipos de plástico.
Vidro
A jarra de liquidificador de vidro já pode ser considerada um clássico. O material é usado desde a invenção do liquidificador, em 1922. Inerte, o vidro não reage com os alimentos e possui vantagens na hora da higienização, pois não absorve cheiro nem cor. As desvantagens desse material são o peso, o preço mais elevado e a chance de quebrar em caso de impactos e quedas.
O vidro é usado em modelos da Black and Decker, como o S600V; em vários modelos da marca Oster, como o Maximum, o New Reverse e o Osterizer Classic . Outros exemplos são o Mallory Optima Glass, o Electrolux BEE21, o Arno Stile LN77 e o Semp Cherry.
Inox (Aço inoxidável)
O inox é quase tão inerte quanto o vidro. As jarras desse material não absorvem cheiro, gosto ou cor e são fáceis de lavar. A diferença é que elas são mais leves que o vidro e não quebram. Entre as desvantagens desse material estão o preço mais elevado e o fato de não serem transparentes.
Jarras de inox são produzidas pela Philco, na linha Double Inox. Há ainda o Arno Soup Stile que, além de liquidificador, também tem a função de ferver líquidos para fazer sopas. Outros modelos de liquidificadores com jarra de inox são os fabricados para restaurantes e para a indústria alimentícia.
Acrílico
Acrílico é um tipo de plástico, conhecido por sua leveza, transparência e rigidez. Ainda é comum ouvir pessoas referirem-se a esse material como vidro acrílico, justamente por apresentar características que lembram às do vidro. Esse material tende a ficar esbranquiçado e riscado com o passar do tempo. Além disso, ele não é livre de Bisfenol A (BPA), substância química que pode ser liberada na comida quando colocada em contato com alimentos em altas temperaturas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário