maio 16, 2019

Veja 5 dicas de manutenção para máquinas de lavar louça


Cada vez mais presente nos lares brasileiros, a lava-louças é o braço direito na rotina doméstica, facilitando o serviço e permitindo mais tempo com a família. Outro ponto favorável ao uso das máquinas de lavar louça é a economia de água que elas proporcionam, podendo usar até 80% menos água do que é usado na lavagem à mão. 


1. Como realizar a limpeza dos filtros

Para conservar a máquina lava-louças e garantir seu bom funcionamento por mais tempo, é importante remover a maior parte dos resíduos sólidos que permanecem na máquina após os ciclos de lavagem, evitando o entupimento das tubulações.Para realizar a limpeza dos filtros, basta levantar o cesto inferior e retirar o conjunto de filtros. Lavar em água corrente, com cuidado para não danificar a tela. Se for necessário, usar uma escova de cerdas macias. Retorne as peças aos lugares de origem e continue usando a máquina normalmente. 

2. Não se pode esquecer das hélices 
As hélices, superiores e inferiores, também devem ser limpas a cada lavagem, como uma forma eficiente de manter o bom funcionamento da máquina. Para retirar a hélice, é necessário girar a trava central no sentido horário no caso da superior e anti-horário, na inferior. Lave a parte interna e os orifícios em água corrente. Depois, é só encaixar a hélice novamente e travar. É possível fazer um teste, girando a hélice devagar com a mão para ver se ela ficou bem posicionada. A demora na retirada dos resíduos é a principal causadora de mal-cheiro. 





3. Como fazer a limpeza externa de sua lava-louças 

A limpeza da parte externa das lava-louças pode ser feita após cada lavagem, mas depende da necessidade de cada consumidor. Antes de iniciar, é importante desligar o produto da tomada. A limpeza da parte externa deve ser feita apenas com um pano úmido, seguido por um pano seco, para evitar danos.Não utilizar produtos abrasivos como esponjas de aço, solventes ou álcool. 

Nas máquinas com porta de vidro é recomendado realizar a limpeza pelo menos uma vez na semana, para garantir que o vidro não fique manchado com os resíduos que respigam das lavagens. 

4. Como evitar o mal cheiro 

Para garantir que a lava-louças não fique com mal-cheiro, além da limpeza periódica dos filtros e hélices, é recomendável não deixar a louça já lavada durante muito tempo na máquina. O ideal é que elas sejam retiradas logo após o término do ciclo. A única restrição se aplica a louças de cristal, que, para evitar choque térmico, devem permanecer no mínimo 50 minutos dentro da lava-louças antes de serem guardadas. 

5. Que produto é melhor para usar? 
O mais importante na hora de escolher os produtos para serem utilizados nos ciclos de lavagem, é optar por marcas e modelos específicos para lava-louças domésticas. O sabão comum não deve ser utilizado, pois pode provocar excesso de espuma e transbordamento, acarretando danos à lava-louça e ao local onde ela está. Nas funções Acquaspray e Enxágue, também não deve utilizar sabão. É importe sempre verificar no manual do consumidor a quantidade necessária de sabão para cada ciclo de lavagem, evitando, assim, transtornos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger