abril 12, 2019

Quais os tipos de Furadeiras e suas funções


A furadeira não deixou de ser um instrumento sumamente necessário na caixa de ferramentas, sempre acabamos precisando! Mas, nem temos uma furadeira disponível quando esse momento chega, não é verdade? Outro fator importante, que devemos nos atentar, é que são vários os tipos de furadeiras existentes no mercado, cada uma com sua função específica.
O manejo errôneo da furadeira pode danificar a ferramenta ou os seus pertences, a sua parede ou algum móvel da sua casa. Então, para não errar, é importante conhecer os diversos tipos de furadeiras e suas funções:

Modelos de Furadeiras

Como muitos já sabem, essa ferramenta tem a função de fazer furos em vários tipos de superfícies. Para isso, o motor da furadeira aplica uma rotação à broca da furadeira em alta velocidade para realizar o furo no local desejado. Nem sempre as condições de perfuração são iguais, devido aos diversos tipos de materiais existentes. Por isso, há diversos modelos de furadeiras. Quando houver a necessidade da utilização de uma furadeira devem ser avaliados diferentes aspectos sobre o local onde será realizado o furo, como: formato, dimensão, quantidade de furos necessários e grau de precisão requerido. Dessa forma, é importante conhecer os modelos de furadeiras. Confira a seguir:

Furadeiras portáteis

Este modelo é o mais comum e mais utilizado, pois por ser portátil consegue realizar as perfurações em vários locais e posições diferentes.
Geralmente estas são as furadeiras tidas como domésticas, podem ser a bateria ou elétrica. Quando funciona a bateria tem a vantagem de não precisar de extensões para alcançar locais mais altos ou que não possuem tomadas próximas, porém o usuário deve sempre se lembrar de recarregar a bateria antes de efetuar o trabalho, algumas possuem bateria extra, o que trás uma praticidade maior no serviço. Já as elétricas necessitam de rede elétrica comum para funcionar, podendo ser de 110 v ou 220 v. Algumas das furadeiras portáteis também tem a função de parafusar, agilizando muito o processo de parafusar.
Furadeiras Sensitivas ou de Bancada
Esse tipo de furadeiras é utilizado para pequenas perfurações. O avanço do mandril (bico, onde se prende o material a ser fresado) se dá através de uma alavanca que o operador avança aos poucos, este avanço da broca necessita de força muscular de quem está utilizando a ferramenta, sentindo o avanço da broca aos poucos dentro do material a ser perfurado, por essa razão é chamada de sensitiva. O seu motor tem capacidade em torno de 0,5 CV.

Furadeiras de coluna

Esta furadeira se assemelha com a sensitiva, porém são utilizadas para perfurações de maiores dimensão. Por isso, a rotação da broca neste modelo é mais potente e avanço é mais profundo.
As furadeiras de coluna levam este nome, pois possuem uma coluna de união entre a base e o cabeçote. Esse modelo possibilita a furação de peças de diversos formatos, singularmente e em série.

Furadeiras de Árvores Múltiplas

Este modelo é muito utilizado em fábricas que possuem uma linha de trabalho de série de operações, como perfurar, contra puncionar, mandrilar, alargar furos e rebaixar cônica e cilindricamente.

Furadeiras Radiais

Este modelo atende a necessidade de perfurar uma peça em diversos lugares, com pontos afastados entre eles, as furadeiras radiais.
Esta furadeira é recomendada para peças de grandes calibres, a serem furadas em pontos afastados da periferia, visto que possui um sistema de cabeçote móvel que extingue a necessidade de reposicionamento da peça para execução de vários furos. É possível levar o cabeçote em qualquer ponto da bancada, otimizando o tempo de produção.

Furadeiras Múltiplas de Cabeçote Único

Esta furadeira também é utilizada para produção em série. Este modelo originou-se da aplicação de cabeçotes de vários mandris a furadeiras de coluna, são utilizadas para produzir peças em série com perfuração de muitos pontos em um ou múltiplos planos.

Furadeiras Múltiplas de Múltiplos Cabeçotes

Neste modelo, a operação é realizada com mais de um cabeçote, eliminando a necessidade de reposicionamento de peça a quando o plano de perfuração for alterado. Sua vantagem é a economia tempo no trabalho, levando um pouco mais de tempo quando o furo for mais profundo.

Furadeiras de Comando Numérico

Este modelo de furadeira opera de forma programada, atuando com maior precisão e velocidade.

Furadeira para Concreto industrial

Composto por toda linha de marteletes perfuradores e rompedores. Este tipo de furadeira tem a força de impacto muito maior do que os outros modelos, possuindo um mecanismo rompedor que a ferramenta opera realizando “golpes” de impacto, fazendo o material se quebrar, geralmente blocos de concreto.
Estes são os modelos de furadeiras existentes, muito utilizadas em fábricas que operam em linha de produção de peças de metais ou madeira etc., mas também muito utilizadas no ambiente doméstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger