abril 15, 2019

Conheça algumas dicas para você cuidar melhor do seu micro-ondas


Eles facilitam a vida da dona de casa sempre encurtando o tempo de preparo, degelo de alimentos e, claro, preparando aquela deliciosa pipoca para acompanhar nossos filmes preferidos ou um brigadeiro naqueles dias mais frios. O forno de micro-ondas assumiu o lugar central quando falamos em agilidade e praticidade na cozinha. E, com este sucesso, surgiu uma coletânea de lendas e mitos sobre sua utilização.

Primeiro, vou começar com uma curiosidade. A ideia de utilizar micro-ondas para preparar alimentos foi descoberta por Percy Spencer que trabalhava em uma empresa fabricante de peças para radar. Um dia ele descobriu que, próximo a equipamentos chamados ?Magnetrons?, uma barra de chocolate em seu bolso derreteu. Curioso e experiente, entendeu rapidamente o que tinha acontecido: as micro-ondas haviam realinhado as partículas de água contidas na barra de chocolate. As experiências seguiram com pipocas e um ovo, com o costumeiro resultado. Pronto, estava descoberto o princípio central do forno de micro-ondas.



Alguns cuidados
Aquecer água é um risco real. Isso porque dentro dele, o líquido atinge a fervura sem entrar em ebulição, isto é, sem fazer bolhas. Quando você retira a água deste recipiente provoca o efeito chamado ebulição repentina.
É bom também evitar recipientes de plástico comum, em especial para alimentos com gordura. Ela faz com que o plástico, em alta temperatura, libere gases prejudiciais à saúde. O correto é usar vidro temperado e porcelana ? ou plásticos especiais para micro-ondas.

Materiais metálicos, como talheres e pratos são proibidos, pois geram curto-circuito danificando o aparelho.

Micro-ondas não é TV. Esta mania que as crianças têm de ficar olhando o prato ser preparado deve ser evitada. Isso porque a porta do forno é revestida com uma borracha que absorve as micro-ondas, impedindo-as de vazar. Mas depois de cerca de quatro anos de uso, essa borracha se desgasta.

Dicas de utilização
Para conseguir o melhor resultado de seu forno de micro-ondas, preste atenção no tempo de preparo dos alimentos, porque ele pode variar de acordo com a região em que você está e com a idade do forno que está usando. Vale lembrar que o ponto de um alimento depende das preferências pessoais de cada um, e, por isso, varia de pessoa para pessoa.
calor interno produzido pelas micro-ondas faz com que a comida continue cozinhando, mesmo depois de desligado o aparelho. Esse tempo de descanso pode ser o necessário para que o prato atinja o ponto ideal de cozimento.

As receitas específicas sobre micro-ondas pressupõem que carnes, aves, peixes, ovos e a maioria dos legumes estejam à temperatura da geladeira, e os enlatados e demais alimentos secos estejam à temperatura ambiente.
Na hora de arrumar os ingredientes no forno de micro-ondas, disponha-os em círculos para que as micro-ondas responsáveis pelo aquecimento e pelo cozimento consigam penetrar igualmente em todos os lados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger