abril 26, 2019

Como limpar tapete? Veja 10 dicas infalíveis!


Ter tapetes em casa ou na empresa é uma delícia, não é mesmo? Deixa o ambiente mais aconchegante, aquecido e decorado. Porém, os tapetes e carpetes podem ser vilões para quem sofre com alergias. E é por isso que é importante saber como limpar tapete corretamente!
A rinite alérgica é um problema que afeta 30% dos adultos brasileiros e 26% das crianças. Crises de espirros, coceira no nariz e obstrução nasal, são apenas alguns dos problemas.
A poeira acumulada nos objetos da casa é um veneno para quem apresenta essa doença, especialmente aquele que fica em lençóis, tapetes e cortinas.
Aprenda 10 dicas indispensáveis de como limpar tapete, para deixar a sua casa limpinha e livre de agentes que causam doenças, como fungos, ácaros e bactérias.

Aprenda como limpar tapete e evite perda na produtividade


Quando a pessoa com alergia tem alguma crise forte de rinite, os sintomas atrapalham diretamente o seu cotidiano.
Por ser uma doença das vias respiratórias, ela atrapalha a dormir, já que, normalmente, dificulta em muito a entrada e saída de ar no período noturno.
Isso prejudica a produtividade em atividades comuns. Por exemplo: se o alérgico é um adolescente, provavelmente vai perder alguns dias de aula. E, se for adulto, pode perder a concentração e ritmo de trabalho ou mesmo precisar de uma licença médica.
Saber como limpar tapete e outros elementos que acumulam poeira é uma das formas de mitigar esse problema e garantir rotina normal em qualquer época do ano.
Agora, vamos às dicas: 

1 – Remova manchas com receita caseira


Deixou cair comida ou uma bebida no seu tapete? Fique calmo! Dá para remover com ingredientes que você tem no seu armário.
Você vai precisar de:
  • Água oxigenada;
  • Bicarbonato de sódio.
Misture os dois ingredientes, formando uma solução efervescente e aplique somentesobre o local da mancha. Deixe agir por alguns minutos. Depois, basta retirar a mistura com um papel branco, seco e sem tinta.
Importante: Não esfregue a mistura, pois você pode espalhar a mancha para outras áreas. Evite o uso de papéis com alguma colocação – como jornais velhos, por exemplo. Eles podem soltar tinta e piorar o problema. 

2 – Detergente líquido também é poderoso tira-manchas 

Algumas manchas, como as causadas por gordura, podem precisar de um poder maior de limpeza e o detergente líquido é o ingrediente ideal para isso.
Você vai precisar de:
  • 1 litro de água;
  • ¼ de xícara de detergente líquido neutro.
Misture os dois ingredientes nessa exata proporção até que comecem a formar espuma. Depois, com uma escova macia, esfregue essa espuma sobre a mancha, em movimentos circulares. Isso vai retirar toda a sujeira que está inserida na fibra do tapete.
Para finalizar, retire a espuma com um pano umedecido e espere secar. Para otimizar o processo, utilize um secador de cabelos. Quanto menos tempo o seu tapete ficar molhado, melhor.

 3 – Use vinagre para tapetes de tecido

O vinagre é um produto especial quando se fala na limpeza da casa. Além de ser um ótimo higienizador, ele mata os germes, ajuda a remover manchas e combater odores. Veja como usar no tapete.
Você vai precisar de:
  • Água morna;
  • Detergente neutro;
  • Vinagre branco.
Dilua o detergente em uma balde água morna e acrescente três xícaras de vinagre. Aplique a mistura sobre a parte encardida do tecido e esfregue com delicadeza. Limpe a mistura com um pano úmido e deixe secar. Se for necessário, repita todo o processo.

4 – Aprenda como limpar tapete a seco na sua casa


Lavar tapetes é sempre um processo demorado e que exige muito tempo. A secagem é uma preocupação extra já que, se houver qualquer umidade, ele pode mofar e precisar de nova limpeza. Mas sabia que dá para limpar o tapete a seco em sua casa e com uma receita caseira?
Você vai precisar de:
  • Bicarbonato de sódio;
  • Amido de milho.
Misture os dois ingredientes em proporções iguais e aplique sobre todo o tapete, deixando agir por alguns minutos. A mistura ajuda a “sugar” a sujeira que está agarrada nas fibras. Depois é só limpar tudo com um aspirador de pó e pronto!
Como é bem simples e usa ingredientes baratos, lavar o tapete a seco em casa é um processo que pode ser feito com frequência.

5 – Neutralize odores com bicarbonato


Quem tem um tapete mais antigo já deve ter notado, em algum momento, um cheirinho não muito agradável. O acúmulo de sujeira, resíduos e fumaça ao longo dos anos, deixa um odor impregnado no tapete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger