março 22, 2019

Cronograma de limpeza: quanto em quanto tempo devemos limpar os itens de casa


Limpar a casa é uma tarefa que deve ser feita quase diariamente. Mas a realidade é que seriam necessárias mais de 24 horas para limpar absolutamente todos os itens da casa em um único dia.  Vamos ser francos: não é preciso lavar os tapetes da casa todos os dias, não é mesmo? Para te ajudar a se organizar e a criar um cronograma de limpeza que realmente funciona, preparamos esse conteúdo completo. Veja agora de quanto em quanto tempo devemos limpar os itens da casa.

Ar-Condicionado, resfria o ar e guarda sujeira dentro do aparelho

Em alguns lugares do Brasil, ter um ar condicionado em casa é quase mandatório. Isso porque as altas temperaturas podem deixar a vida especialmente difícil, principalmente durante o verão.
Apesar de esse ser um item importante dentro de casa, raramente nos lembramos da importância de limpá-lo. Mas pense bem, se em poucos dias a poeira acumula em cima dos móveis, imagine o que acontece com o ar condicionado, que filtra o ar da sua casa constantemente?
Na verdade, muitas pessoas se surpreendem com a aparência do ar condicionado quando aberto para a limpeza. São meses de poeira, fungos e bactérias acumulados dentro do aparelho. E tudo isso volta para o ar que você respira dentro desses ambientes. Se você está lidando com um ar condicionado central, a limpeza se torna ainda mais importante e deve ser estendida por todo o sistema de ventilação da casa.



O cronograma de limpeza do ar condicionado

O cronograma de limpeza do ar condicionado depende muito do ambiente no qual ele está instalado. Áreas muito empoeiradas requerem atenção constante. Por exemplo, se você tem um ar condicionado instalado em uma oficina de marcenaria, o ideal é fazer a limpeza do aparelho e dos canos de ventilação todo mês.
Se o aparelho está instalado dentro da sua casa, a recomendação é que os filtros sejam limpos pelo menos a cada quinze dias. Mas se você tem animais de estimação que soltam muitos pelos, o ideal é limpar o filtro toda semana. Essa é uma tarefa bastante simples, que pode ser feita por você mesmo em poucos minutos.
Além disso, a cada seis meses é preciso fazer a limpeza completa do aparelho. Para tanto, o mais recomendado é que você contrate uma empresa especializada para garantir que o trabalho seja feito exatamente como é necessário.
Para empresas, o cronograma de limpeza muda de figura. Nesses casos, o ideal é fazer a limpeza profissional mensalmente. Essa é uma medida que garante a saúde da sua equipe, uma vez que a sujeira do ar condicionado pode desencadear crises de alergia e até doenças respiratórias. Além disso, um aparelho em bom funcionamento evita desperdício de energia elétrica e aumenta a longevidade do equipamento.

Carpete, lindo mas acumulador de sujeira

O carpete de casa é uma mão na roda em vários sentidos. Ele mantém os cômodos aconchegantes e quentinhos no inverno. Também abafa o som, tornando-os mais silenciosos e fazem toda a diferença na decoração da casa. Mas o outro lado da instalação de carpetes está no fato de que eles podem ser o ambiente perfeito para o acúmulo de poeira e, principalmente, para o desenvolvimento de fungos e bactérias.
Por isso, quem tem carpete em casa deve ter um cuidado especial com a limpeza deles. No dia a dia, o ideal é passar o aspirador de pó com a ponta correta. Essa deve ser uma tarefa diária, principalmente para quem tem animais de estimação e crianças em casa. Para os pequenos, as chances são grandes de desenvolverem alergias e doenças respiratórias agravadas pela presença do carpete.
Mas a limpeza rotineira garante que a sujeira solta vá embora. Como tempo, algumas partículas se acumulam nas fibras do carpete. Com o tempo, a sujeira acumulada e um pouco de umidade, os carpetes ficam perigosos para a saúde. Mas isso não é motivo para desespero ou para começar a planejar uma reforma. O segredo é contratar uma empresa especializada para, de fato, higienizar o carpete da sua casa.

A limpeza profissional do carpete de casa

A limpeza profissional do carpete retira toda a sujeira comum, resíduos animais, resíduos humanos (cabelos, pelos e células mortas da pele), odores e elimina manchas. Todo o processo é bastante meticuloso e funciona tanto para carpetes residenciais, quanto para os comerciais.
Na data e hora marcados, o técnico chega ao local e começa o seu trabalho aspirando todo o carpete com um aparelho específico e mais forte que os aspiradores de pó domésticos. Em seguida, toda a área é umedecida para receber o xampú, que irá verdadeiramente limpar o carpete. Depois de aplicado, o carpete é aspirado novamente para retirar a água e o produto de limpeza. Finalizado o processo, basta esperar 12 horas para que a secagem seja completa.

Tapete, acessório decorativo e casa de fungos

Os tapetes são excelentes recursos decorativos. Eles delimitam áreas dentro de um cômodo, são um conforto para os pés, aquecem o ambiente quando o piso de baixo é muito frio. Sem dúvida são uma ótima pedida para quem está decorando a casa.
Mas depois de colocado no devido lugar e passado algum tempo de uso, os tapetes também ficam sujos. Na rotina do dia a dia, é importante limpá-los como fazemos com os carpetes. O ideal é passar um aspirador de pó com o bico correto pelo menos duas vezes por semana. Para quem tem animais que soltam pelos, pode ser necessário fazer isso todos os dias, dependendo do quão sujos eles ficam.
Para quem tem uma área externa em casa, é interessante levar o tapete para fora depois de passar o aspirador e deixá-lo tomar um pouco de sol. Isso porque a sujeira e a umidade ajudam na proliferação de fungos e bactérias. Para quem vive dentro de uma casa com tapete que não é bem cuidado, as alergias e doenças respiratórias são quase certas.


Como higienizar os tapetes dentro do cronograma de limpeza

Mas além dos cuidados rotineiros, é preciso higienizar os tapetes corretamente, principalmente aqueles que têm pelos longos. E acredite: esses são acessórios decorativos que não podem simplesmente ser jogados na máquina de lavar, mesmo que você tenha o maior modelo do mercado.
A melhor atitude aqui é higienizar os seus tapetes com a ajuda de uma empresa especializada a cada seis meses. Eles são capazes de retirar manchas, odores, sujeira do dia a dia e até salvar o tapete de uma inundação.
Esse trabalho é feito de forma a minimizar o uso de água e precisa apenas de acesso à rede elétrica. Independentemente do material do qual o seu tapete é feito, todos os técnicos são capacitados para entender as necessidades e cuidados que cada fibra necessita. Depois de finalizada a limpeza, o seu tapete estará pronto para o uso novamente.


Colchão, confortável para você e para os ácaros

Você provavelmente já ouviu que passamos um terço das nossas vidas deitadas nos nossos colchões. E se você dorme as horas recomendadas todas as noites, sabe que isso é verdade. Apesar de estarem protegidos por lençóis, é inevitável que os colchões se sujem com o passar do tempo. Tudo isso levando em consideração que o colchão é para adultos. Quando o assunto são as crianças, principalmente as que estão saindo das fraldas, o colchão pode ser vítima de acidentes com certa frequência.
Com o tempo, eles se tornam um ninho de ácaros e fungos. Considerando que passamos tanto tempo deitados neles, é uma questão de semanas até que as alergias e dificuldades respiratórias comecem a aparecer. Esses alérgenos podem, inclusive, provocar alergias na pele, que coçam e deixam manchas.
Por isso, é fundamental que você higienize o seu colchão e tenha um cronograma de limpeza para isso. Na realidade, o ideal é fazer isso a cada seis meses. E não há motivo para se preocupar, você e sua família não terão que dormir fora de casa para isso.

A limpeza do colchão sem ter que dormir fora de casa

Assim como todos os outros serviços de higienização de estofados, a limpeza de colchões é feita de maneira bastante rápida. O ideal é que ela seja agendada para o primeiro horário do dia. Dessa forma, os técnicos poderão fazer o seu trabalho e o colchão terá tempo para secar até que chegue a sua hora de dormir.
Todo o serviço acontece de maneira bastante rápida. Primeiro o colchão e umedecido para receber o produto de limpeza. Depois que o xampú é aplicado, o técnico utiliza um aspirador de alta potência para retirar todo o líquido e as sujeiras que estavam no seu colchão, higienizando-o por completo. Por fim, basta esperar algumas horas até que você possa refazer a cama e aproveitar uma boa noite de sono. Esse processo não deixa aromas de qualquer tipo.



Sofá, provavelmente a parte mais suja da casa

Você sabe dizer qual é a parte mais suja da sua casa? Para quem disse a louça do banheiro, a resposta pode surpreender. A verdade é que nós já higienizamos o vaso sanitário e a pia na rotina de limpeza da casa. Por isso, a parte mais suja da sua casa provavelmente são os estofados.
E a explicação por trás disso não está muito distante. Pense um pouco em como as poltronas do seu sofá fazem parte da rotina. Todos os dias, quando chega cansado do trabalho, é nele que você se senta com as roupas que passaram por toda a cidade com você. Mesmo que você não permita, é provável que os seus animais de estimação subam no sofá quando você não está por perto. E sejamos sinceros aqui: quem nunca fez uma refeição sentado no sofá?
Esses hábitos deixam os sofás suscetíveis a todos os tipos de sujeira possíveis. Desde a poeira da rua, passando pela sujeira das patas dos animais e até a gordura dos alimentos, mesmo que seja oriunda da ponta dos seus dedos. Com o tempo, esses elementos começam a se transformar no alimento perfeito para bactérias, fungos e ácaros, que se reproduzem mais rápido que podemos imaginar.

Como deixar o sofá limpinho sem dores de cabeça

A maneira mais simples de se livrar desses problemas é agendar a higienização dos seus estofados duas vezes ao ano. Com um método de limpeza que usa apenas 10% da quantidade de água dos moldes tradicionais, o técnico faz todo o trabalho em questão de minutos. E acredite quando dizemos: a maioria das pessoas fica impressionada com a cor da água que sai do sofá.
Para você, basta fazer uma simulação de valores no site, agendar a visita do técnico, acompanhar o seu trabalho na hora agendada e aguardar para que o estofado seque. O ideal é esperar 12 horas até que ele possa ser utilizado novamente. Vale até mesmo agendar a higienização e a impermeabilização logo em seguida. Dessa forma, o sofá da sua casa ficará limpo e protegido de novas sujeiras.

Bichinhos de pelúcia, fofinhos mas podem ameaçar a saúde das crianças

Os bichinhos de pelúcia são a alegria das crianças e o terror das alergias. Além de serem peludinhos e, por si só, já provocarem reações alérgicas respiratórias, eles acumulam poeira, ácaros, fungos e bactérias. Como se não bastasse tudo isso, a maioria das crianças gostam de abraçar os seus bichinhos, dormir pertinho deles e, dessa forma, aproximar muito o rosto daquilo que, na verdade, é uma reunião de todos os alérgenos que podem afetar a saúde das crianças.


Os bichos de pelúcia devem ser inseridos no cronograma de limpeza
E se engana quem acredita que eles estão imunes à higienização. Na realidade, exatamente por causa dos motivos que descrevemos acima, os bichos de pelúcia estão entre os itens mais importantes a serem limpos dentro da sua casa. E é bastante simples fazer isso.

Como limpar bichos de pelúcia e deixar as crianças brincarem com tranquilidade

Se os bichos de pelúcia da sua casa não apresentarem sinais claros de que precisam ser limpos, a lavagem pode ser feita duas vezes ao ano. Mas caso você note que a cor da pelagem mudou, ou acontecer algum acidente que os suje demais, melhor limpa-los imediatamente, antes que a sujeira danifique o brinquedo.
O ideal é seguir as recomendações de lavagem que cada um deles trás na etiqueta. Muitos podem não resistir a lavagens em altas temperaturas ou devem ser lavados somente à mão, por exemplo. Além de seguir as instruções do fabricante, é fundamental que o bicho de pelúcia possa secar corretamente.
Por isso, se você o colocou dentro da máquina de lavar e depois o pendurou no varal, certifique-se de que todo o animal esteja seco antes de tirá-lo o varal. Muitas vezes, as fibras externas parecem secas e o bichinho volta para o quarto das crianças. Mas, na verdade, o interior ainda estava úmido e a proliferação de fungos acontecerá de maneira ainda mais rápida que antes, quando ele ainda estava sujo. Se você tiver dúvidas, procure empresas especializadas, que farão essa higienização corretamente

Fazer a higienização da sua casa vai muito além de apenas limpá-la durante as faxinas. Por isso, é importante ter na agenda um cronograma de limpeza para não se esquecer de lavar ar condicionado, estofados, tapetes e bichos de pelúcia. Uma boa forma de memorizar isso e fazer o trabalho toda vez que a estação do ano mudar entre frio e quente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger