março 28, 2019

Coifas e exaustores para cozinha: dicas para escolher o modelo ideal para você


Todo bom cozinheiro adora poder trabalhar em sua cozinha sem ficar impregnado com o ar quente gerado pelo fogão ou a gordura que sobe quando faz fritura. Mas na hora de investir em um equipamento que possa deixar o local mais agradável nos deparamos com a seguinte dúvida: seria melhor optar por uma coifa ou um exaustor? 
Cada um desses modelos tem suas próprias características, vantagens e desvantagens, então descubra qual se adequa melhor às suas necessidades.

Exaustores fazem a renovação do ar

Em geral, são instalados em paredes voltadas para a área externa da casa, mas não necessariamente sempre estão tão próximos do local onde fica o fogão. Os exaustores são responsáveis por trocar o ar do ambiente e fazem essa tarefa de forma bem simples: retiram o ar quente que está na cozinha e o substituem pelo frio que está no lado de fora.
Por se tratar de uma troca é interessante que observar o local antes de optar por esse modelo. Áreas perto de túneis, por exemplo, costumam ter grande concentração de gás carbônico e, se a sua casa estiver localizada a pouca distância de um, talvez seja interessante optar por uma coifa. Vale lembrar que os exaustores também podem ser utilizados em banheiros com pouca ou nenhuma ventilação, já que, assim como fazem com o cheiro de fritura e fumaça, podem se livrar do mau odor do ambiente.
Coifas podem retirar a gordura do ambiente
No caso das coifas há mais de um modelo que pode ser instalado na sua casa: as coifas de parede e as de ilha. A diferença entre as duas é basicamente a sua instalação. No primeiro caso, o duto é feito pelo teto, enquanto no segundo fica acoplado à parede. A escolha vai depender simplesmente da instalação do seu fogão, isto é, se ele está ou não posicionado no centro da cozinha.
Além disso, a coifa pode ser utilizada em dois modos distintos. O primeiro é o exaustor, que vai funcionar de maneira similar a do aparelho que lhe dá nome. Sua função é "sugar" o ar quente da cozinha, funcionando como uma espécie de chaminé. O segundo modo se chama depurador e é o único que retira a gordura do ambiente. Isso porque, ao fazer a captação, o ar passa por uma espécie de filtro, que irá devolvê-lo ao ambiente já purificado.
Muitas vezes as coifas são confundidas com depuradores de ar, mas a grande diferença entre eles é que esses não têm o formato de chaminé. Eles também conseguem reciclar o ar limpando a gordura do local - por ocuparem menos espaço são mais indicados para ambientes menores. Já no caso de cozinhas mais gourmet, o ideal é que seja utilizada uma coifa, especialmente se o local for muito aberto.

Beleza e funcionalidade

Além de decidir qual opção melhor combina com o espaço que você tem disponível, é importante estar atento ao tamanho do seu fogão. Não adianta ter um fogão industrial e optar por um depurador pequeno, pois o equipamento não dará vazão à quantidade de ar quente produzido. Outro fator que deve ser levado em consideração antes de fazer a escolha é a decoração. Nem toda coifa ou depurador é prateado, deixando a cozinha com um ar de loft industrial. Se o ambiente for mais despojado e cheio de cor, opte por modelos com um design mais divertido ou mesmo com tonalidades que combinem com a sua decoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger