novembro 17, 2018

6 dicas para você reformar a sua sala de estar

6 dicas para você reformar a sua sala de estar



Um momento importante é quando optamos por reformar o nosso apartamento, seja por questões estéticas ou por alguma necessidade estrutural. Para que sejam tomadas as melhores providências, algumas questões quanto à decoração dos ambientes precisam ser consideradas.

1. Torne os ambientes versáteis

“Na hora de reformar nosso apartamento precisamos pensar principalmente na versatilidade de espaço e funcionalidade dos móveis”, afirma Heloísa Rubim Moraes, arquiteta do Studio Urbano, de Santa Bárbara D´Oeste.
“É importante ter ambientes que podem ser usados para mais de um tipo de situação, como uma sala que serve para recepção de convidados e também usada como home office, por exemplo”, explica a profissional.

2. Reduza a quantidade de ambientes

Quando há muitas divisões de ambientes, há um aumento na sensação de aperto. Assim, derrubando paredes temos o aumento – muitas vezes valioso – da metragem do ambiente, explica Heloísa.
Integrar os ambientes pode também ser uma ótima forma de ganhar espaço. “Seja com a cozinha ou com a varanda, é legal, sempre que possível, integrar os ambientes para ganhar espaços e aumentar a sensação de amplitude”, completa Danielle Skubs, da ACASA Forma & Função.

3. Use móveis suspensos

Quando optamos por móveis suspensos, é possível visualizar mais o chão e, assim, temos a sensação de que o ambiente é maior, afirma Heloísa.
De acordo com Danielle, o mobiliário pode ajudar a ganhar espaços. “É possível, no caso de salas de estar pequenas, utilizar estantes altas ou estantes em L, passando por baixo da janela (quando não tiver a porta), assim como estantes atrás do sofá”.
Outra dica é colocar a TV em um painel. “O uso de painéis para TV ajudam a economizar o espaço de uma estante ou rack profundos e libera espaços para a circulação”, explica Danielle.

4. Invista em móveis grandes e horizontais

Opte por utilizar poucos móveis e grandes. Defina como cada ambiente será usado. No caso de uma sala de TV, use um sofá grande. Isso evita aquela aparência de “casa de brinquedo”, afirma Heloísa.
Segundo Danielle, podemos também apostar em sofás feitos sob medida com grandes gavetas ou nichos em sua estrutura, sob os assentos”, orienta.
Invista em móveis baixos e horizontais, onde os objetos possam ser colocados. Linhas horizontais mais próximas do chão dão a sensação de se tratar de um ambiente maior, completa Danielle.

5. Utilize plantas e texturas de materiais naturais

Apostar na inclusão de plantas nos espaços, de acordo com a Danielle, é também uma forma de levar vida ao ambiente e ampliá-lo.
“Usar texturas de materiais naturais é uma tendência na arquitetura e decoração, de aproximação do homem com a natureza. Os projetos que estão usando esses elementos dão mais vida aos ambientes e deixam os espaços mais aconchegantes e claros”, afirma Danielle.

6. Use cores claras e espelhos

Utilize a mesma cor nas paredes e no teto, pois uma proposta monocromática é ideal principalmente para ambientes menores. Além disso, cores claras também conferem uma sensação de amplitude do local. E tecidos de tons neutros conferem mais luz e espaço principalmente para ambientes menores, diz Heloísa.

Fonte: Pra Construir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger