outubro 05, 2018

Os 7 consertos do seu microondas que você pode fazer!

Os 7 consertos do seu microondas que você pode fazer!



Antes de qualquer coisa: proteja-se, use luvas antiestática e antichoque, e descarregar o capacitor de alta tensão de acordo com as instruções abaixo. Já damos esse aviso antes de você tentar qualquer reparo, ok? Depois, você pode tentar consertar seu aparelho com nossas instruções.
Lembramos também que reparos não devem ser feitos em microondas que ainda estão na garantia, ou você irá perdê-la.
Como consertar microondas: descarregando o capacitor de alta tensão
Descarregar o capacitor de alta tensão do seu microondas é absolutamente essencial na prevenção de acidentes. Um capacitor armazena grandes quantidades de eletricidade mesmo quando o seu microondas está desligado, e ele deve ser descarregada antes de iniciar qualquer reparo.
Um capacitor é descarregado através da criação de um curto-circuito entre cada um dos dois terminais do condensador, e entre cada terminal e o chassis. O chassis é o metal de montagem (superfície de metal nua) do capacitor. Para descarregar o capacitor, você já terá que ter removido parcialmente a proteção do microondas.
Com sua unidade de microondas desligada, toque a lâmina de uma chave de fenda que tenha um cabo emborrachado em um dos terminais do capacitor. Deslize suavemente a chave de fenda para a frente até que ele atinja o outro terminal, segurando-a lá por alguns segundos. Esteja ciente de que isso muitas vezes resulta em um estalo alto.
Repita este procedimento a fim de criar um curto-circuito entre cada terminal do capacitor e o chassis. Este mesmo processo pode ser aplicado a um capacitor que possua três terminais.
Agora você pode começar a consertar seus problemas de microondas.
Meu microondas não liga: troque o fusível
Um fusível é um dispositivo de segurança que irá cortar o fluxo de uma corrente elétrica se a corrente for muito forte. Esta ação protege o seu forno de microondas de um curto circuito. A primeira coisa que você deve verificar quando seu microondas não está funcionando é o seu fusível.
Para localizar o fusível, remova o gabinete externo do microondas e siga o cabo de alimentação da unidade. Esse cabo irá levá-lo até onde está o fusível, geralmente um pequeno invólucro de vidro com uma lâmina de metal no meio e duas placas de metal nas extremidades. Remova o fusível e vá a uma loja de eletrônicos para comprar um modelo idêntico para troca, ou a uma assistência técnica autorizada. O tipo de fusível também pode estar especificado no manual do microondas.
Substitua o fusível, reinstale a proteção do microondas e teste o aparelho com algum alimento. Nunca use seu microondas vazio. Lembre-se que como o fusível queima por conta de oscilações na rede elétrica, é uma boa opção usar um filtro de linha para seu microondas.
Microondas não liga: interruptor de porta
Se o fusível estiver em perfeito estado (a lâmina não está quebrada), o interruptor da porta pode estar com defeito. Para testar o interruptor, é preciso remover a capa protetora externa do microondas e o painel frontal. Verifique a mola do interruptor e o interruptor para desgaste e a trava do mesmo, vendo se ele está travando e encaixando na porta. Se ele apresentar algum defeito, vá até uma assistência autorizada e substitua por um modelo idêntico. Caso não tenha certeza que o interruptor está defeituoso, ao invés de aprender a fazer um teste de voltagem, vá até uma loja de eletrônica e eles fazem um teste rápido para você, gratuitamente. Até na assistência técnica eles fazem esse teste pra você.
Plataforma giratória do microondas com problema
Verifique se a guia de plataforma giratória está alinhada corretamente e que não há restos de comida presos nela. Você pode precisar de realinhar ou limpar a guia de sua plataforma giratória.
Retire sua bandeja de cozimento da plataforma giratória do seu microondas. Delicadamente, lave com água morna e sabão para remover qualquer resíduo de alimento. Em seguida retire a guia na parte central e limpe da mesma maneira, com água morna e sabão (a guia são as “rodinhas” da plataforma). Preste atenção especial as rodas da plataforma giratória. Limpe suavemente a cavidade interna do seu forno de microondas, com especial atenção para a área abaixo da plataforma giratória. Ao final, limpe também o encaixe para o prato, que é o motor giratório, e que pode estar sujo também. Recoloque a guia e a bandeja e teste o microondas com algum alimento. Se continuar não funcionando, pode ser um problema do motor giratório, o que pode ser um problema fácil de consertar também.
Como consertar microondas: escovas do motor
Remova a parte inferior do microondas para ter acesso ao motor do prato giratório. Nesse motor, você verá estruturas que são chamadas de escovas, sendo geralmente pequenos ímãs que movimentam o motor, e que podem estar desgastados. Verifique o estado deles e remova, caso haja desgaste, para levar até uma eletrônica ou assistência técnica e substituir por modelo igual. Inspecione o motor também por possíveis restos de comida que possam estar atrapalhando o movimento.
Como consertar microondas que não esquenta: troca do diodo de potência
Um diodo é um componente eletrônico que passa a corrente em apenas uma direção e bloqueia o fluxo de corrente no sentido oposto. Se o diodo do seu microondas tornou-se defeituoso, o microondas não vai aquecer e você vai ouvir um zumbido. Descarregado o capacitor, eis o que fazer.
A maioria dos díodos de alta tensão tem um encaixe de pressão, sendo fácil de encaixar e remover. Remova o diodo do seu microondas e substitua por um novo. Você pode ser capaz de encaixar o novo diodo sem soldas. Não se esqueça de não aplicar muita pressão, pois isso pode causar problemas de conexão, agora ou no futuro.
O vídeo desse artigo vai te ajudar a encontrar o diodo, mas se você tiver dúvidas, só dê uma pesquisa nas imagens do Google por “diodo de microondas” para você ter certeza de qual é a peça.
Fonte: 2 Quartos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger