setembro 29, 2018

Aprenda a manutenção caseira que toda máquina de lavar precisa

Aprenda a manutenção caseira que toda máquina de lavar precisa



Todas as pessoas que cuidam dos afazeres domésticos vislumbram ter uma máquina de lavar para chamar de sua, tendo em vista que este eletrodoméstico facilita e muito a vida de quem lava roupa, pois poupa tempo e esforço. Mas, melhor do que ter uma lavadora é poder contar com ela por muito tempo, e para isso é preciso seguir alguns cuidados.

De acordo com Anna Shepard, no livro “Limpe e Arrume sua Casa”, atitudes simples podem ajudar nesta limpeza e na durabilidade do utensílio. “Como outros eletrodomésticos, a máquina de lavar será beneficiada com pequenos cuidados a cada poucos meses.

Não custa nada segui-los. Com certeza, vão poupar tempo no longo prazo, pois a sua máquina vai sempre funcionar bem”, explica a autora.

Dicas básicas para a manutenção da máquina de lavar

1. Respeite o peso recomendado

Todas as máquinas de lavar vêm com informações sobre como usá-la, inclusive com relação a quantidade de peso ou peças permitidas em cada lavagem. Por esta razão, nunca sobrecarregue o eletrodoméstico e siga as instruções corretamente.

2. Esvazie o tambor

Após a utilização da máquina de lavar, opte por deixar a tampa aberta. Desta forma, é possível que o tambor seque e se mantenha arejado, evitando a formação de mofo, por exemplo.

3. Faça uma higienização na borracha

De tanto lavar roupas sujas, é normal que a máquina acumule sujeiras destas peças. Um local muito comum de encontrar estes resíduos é na borracha que veda a tampa, principalmente quando a lavagem é feita usando água fria e sabão líquido. Neste sentido, é comum que esta parte fique com um odor forte, por isso use sempre um pano úmido para limpá-la.

4. Limpe o compartimento de sabão

Outra parte da máquina de lavar que merece uma atenção especial na manutenção mensal é o compartimento de sabão, onde podem ficar acumulados resíduos do produto. Sendo assim, retire o compartimento e lave com água morna, sempre retirando o acúmulo.

5. Higienize a parte externa da máquina

A parte externa deste eletrodoméstico também é importante na manutenção, por isso opte por limpá-la de tempos em tempos. Para isso, use um pano úmido com um pouco de produto não abrasivo, juntamente com um detergente suave. Esta solução é ideal para retirar as manchas causadas pelos pingos de água ou de sabão. Em seguida, passe um pano macio e seco.

6. Realize uma limpeza no filtro

Esta parte da máquina de lavar precisa ser higienizada com muita atenção, por isso não há uma regra geral que possa ser aplicada. Cada marca tem suas peculiaridades, por isso procure sempre ler as instruções para saber como lavar e de quanto em quanto tempo esta limpeza deve ser feita.

7. Aposte em uma lavagem de manutenção

Sem colocar nenhuma peça na máquina, ative o eletrodoméstico. E, no lugar do sabão, você pode colocar um copo de vinagre branco. Deixe a máquina funcionando no modo “algodão” e permita que ela faça sua auto limpeza. Estas técnicas são ideais para remover o limo que pode se acumular neste utensílio após muito tempo de uso.

8. Desligue o painel

Não vai usar a máquina por um tempo? Desligue o eletrodoméstico completamente, retirando até da tomada. Isto vale para qualquer ocasião, seja férias ou simplesmente o término da lavagem de roupa daquele dia. Esta dica evita que problemas possam surgir com o aparelho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger