abril 21, 2018

Segredos de manutenção e limpeza de panelas de pressão


As panelas de pressão fabricadas hoje em dia são muito mais seguras e eficazes do que as de antigamente. Mas, ainda assim, muitas pessoas têm medo de lidar com o que consideram uma verdadeira bomba-relógio. Para evitar acidentes e fazer com que elas durem mais, bastam pequenos cuidados com manutenção e limpeza.

Antes de estrear sua panela preparando um delicioso feijão, leia todas as instruções de uso. Recomenda-se baixar o fogo, assim que a válvula de trabalho (pino) for acionada, diminuindo o consumo de gás. Se o vapor estiver escapando pelos cantos da tampa, desligue o fogo, verifique se o anel de vedação (borracha) foi colocado corretamente e se a panela está bem travada com a presilha metálica.
A limpeza deve ser feita com água, detergente neutro e esponja macia. Remova o pino e, se houver, o cesto retentor de alimentos, limpando cada peça da panela de pressão. Guarde o produto sempre limpo e seco, num local que não ofereça riscos de quedas ou de choques.

Se for necessário fazer algum tipo de manutenção, dê preferência ao uso de peças originais e procure uma assistência técnica autorizada. As orientações são da Tramontina e servem tanto para panelas de alumínio quanto para as de aço inoxidável.
Tire suas dúvidas
Como saber se está na hora de trocar a borracha da panela?
A vida útil do anel de vedação (borracha) é de cerca de dois anos. Após este período, deve-se providenciar a substituição da peça. Caso ela fique ressecada, troque-a antes mesmo do prazo indicado. Uma borracha gasta pode fazer com que o vapor da panela de pressão escape pelos cantos da tampa, atrapalhando o cozimento dos alimentos. 



O que fazer para evitar acidentes, quando um dos sistemas de segurança da panela de pressão é ativado?

Caso o mecanismo seja a válvula de trabalho (pino), não há com o que se preocupar: a panela está funcionando normalmente. Mas, se for a válvula de segurança (pequeno círculo vermelho no canto da tampa) ou outro sistema, desligue o fogo, imediatamente, e espere a panela esfriar. Uma panela de pressão só deve ser aberta quando estiver fria e não existir mais pressão interna. Para acelerar o resfriamento, coloque-a sob uma torneira de água fria.
Que quantidade de líquido é necessária para cozinhar um alimento na panela de pressão?
A recomendação é encher o recipiente com, no mínimo, 250ml de líquido e, no máximo, dois terços da sua capacidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger