abril 17, 2018

Como instalar gás de cozinha com segurança: passo a passo


É normal ter receio na hora de instalar o botijão de gás, já que sabemos os riscos que um trabalho mal feito pode trazer: a mangueira pode soltar, o registro ficar mal encaixado e, assim, gerar o temido vazamento. Fora o perigo de acontecer alguma explosão. Mais e se contarmos com as dicas de um profissional especializado? Seguindo o passo a passo certinho, não tem por que se preocupar com acidentes. Para aprender exatamente como instalar - é muito simples, dá só uma conferida:


Você vai precisar de:

Click ou registro (conector para o botijão)
Abraçadeiras (para dar aperto tanto na entrada quanto na saída do gás)

Colocando a mão na massa...

A primeira peça que você vai instalar é o registro. Ele é o responsável por conectar o botijão e abrir caminho para a saída de gás. Antes de tudo, você deve retirar o lacre do botijão para, então, encaixar o registro na válvula. Lembre-se de girá-lo na posição vertical para que fique bem firme no botijão. Uma vantagem dos registros é que eles contam com borboletas de conexão para facilitar a pegada: você pode girá-las usando apenas a mão e não há necessidade de ferramentas.
Após rosquear o registro, você precisa verificar se há algum vazamento. Para ter certeza de que está tudo certo, use uma esponja com sabão diretamente na junção da válvula com o click. Caso surjam bolhas de sabão, significa que tem vazamento no sistema e é preciso encaixar melhor o registro.

Agora chegou a hora de você instalar a mangueira. Ela deve ser fixada no registro com a ajuda de uma abraçadeira para ficar bem fixa - assim, não corre o risco de se desprender. Para instalar a mangueira na saída do fogão, você também deve usar outra abraçadeira. Uma dica interessante é passar a mangueira pela lateral do fogão e não por trás. Isto porque o calor excessivo do forno pode danificar o material.
Prontinho! Agora você já instalou o seu botijão de gás

Saiba como evitar acidentes com gás:

Pode até parecer óbvio, mas o local em que você deixa o botijão faz toda a diferença. O mais importante é que ele fique em um ambiente ventilado - nunca em compartimentos fechados, como armários de pia. Além disso, o mais indicado é que ele esteja dentro da cozinha e não em uma área externa. Assim, o botijão fica sempre limpo e preservado - distante do sol, umidade e ameaças do clima. Também se certifique de que o ambiente esteja livre de fósforos, isqueiros, velas e qualquer tipo de fogo - principalmente durante a instalação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger