novembro 28, 2017

Luz direta, indireta e difusa: entenda as diferenças entre os tipos de iluminação e a melhor forma de iluminar cada ambiente


Na hora de escolher a decoração dos vários ambientes de uma casa, boa parte das pessoas esquece de um detalhe importante: a iluminação. Quando escolhida da forma correta, ela traz harmonia ao cômodo e valoriza os elementos da decoração, mas também pode causar o efeito contrário com facilidade. Por isso, saber identificar as diferenças entre as luzes direta, indireta e difusa - as três formas de iluminar um ambiente interior - é essencial para que você alcance o equilíbrio entre funcionalidade.



e e beleza na decoração. Se você está planejando decorar ou redecorar um cômodo da sua casa e nunca ouviu falar nesses três tipos de iluminação e na melhor maneira de usar cada um deles, dá uma olhada nas dicas que estão aqui embaixo!

Luz direta: a principal característica da luz direta é que ela serve para iluminar um ponto específico de forma intensa, seja para chamar a atenção para um elemento da decoração ou para atender às necessidades funcionais de um ambiente. Ela pode ser instalada com spots no teto , abajures e luminárias de mesa, preferencialmente com lâmpadas de luz branca. É facilmente identificada pela sombra forte que projeta nos objetos e superfícies.


Luz indireta: ao contrário do exemplo citado acima, a luz indireta projeta o foco da iluminação numa superfície qualquer para criar um reflexo que vai iluminar o ambiente de maneira uniforme e suave. A superfície que vai ser iluminada pode ser o teto, uma parede ou, até mesmo, a própria luminária - o importante é que seja clara para gerar um reflexo que ilumine o cômodo. Ela é muito utilizada em rebaixamentos de gesso e forros do teto.

Luz difusa: a marca da luz difusa é iluminar diretamente todo o ambiente de forma suave, sem gerar fortes contrastes e sombras muito marcadas nos objetos. Geralmente, esse efeito é alcançado com lâmpadas muito fortes combinadas com plafons de teto que têm o vidro leitoso. Ele é responsável por “quebrar” a intensidade da luz sem diminuir a capacidade de iluminar e por difundir a claridade uniformemente.


Como escolher o melhor tipo de iluminação para cada ambiente

Para escolher qual vai ser tipo de iluminação utilizada em cada ambiente você precisa, primeiro, analisar a funcionalidade do cômodo para identificar a luz que se encaixa melhor nas necessidades dele. Antes de tomar a decisão final saiba que você pode combinar as luzes direta, indireta e difusa para chegar ao resultado final que deseja.


Em salas de estudo, escritórios, banheiros e cozinhas, locais em que você precisa de bastante claridade para se manter concentrado nas atividades realizadas, uma opção é utilizar a luz difusa junto a pontos de luz direta. Dessa forma, todo o ambiente fica iluminado e, ao mesmo tempo, você consegue clarear mais pontos específicos que necessitam de mais foco, como a escrivaninha, a poltrona de leitura ou o espelho do banheiro.
Já para ambientes de descanso, como a sala de estar, de jantar e os quartos, em que o ideal é ter um clima mais intimista e aconchegante, a luz indireta pode ser combinada à luz direta para destacar quadros na parede, a mesa de centro ou, até mesmo, a mesa de jantar. Nesse caso, o mais indicado é apostar nas lâmpadas amarelas, que são ótimas para deixar o 

Dispositivo pode ajudar a adaptar a intensidade da iluminação do ambiente



Se você mora numa casa em que os cômodos são multifuncionais e utiliza a sala tanto para estudar e trabalhar quanto para relaxar e se divertir com os amigos, por exemplo, pode optar por intensidades de luzes diferentes em cada um desses momentos. Para isso, você vai precisar de um dimmer, também conhecido como variador de luminosidade. Com ele, você pode deixar a luz mais alta ou mais baixa de acordo com a necessidade. Além disso, também é possível mesclar as luzes brancas e amarelas em luminárias de teto, spots, arandelas etc, utilizando interruptores diferentes para cada uma delas. Dessa forma, fica simples preparar o ambiente tanto para os momentos de concentração quanto para os de descontração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger