novembro 11, 2017

Chuveiro elétrico ou eletrônico: saiba como funcionam e o que diferencia um modelo do outro

Tire suas dúvidas e aprenda a escolher o melhor chuveiro para a sua casa





Chuveiro é um dos eletrodomésticos que mais gastam energia em casa, mas seu uso é essencial: como tomar banho frio no inverno? Embora as duchas tenham ganhado seu espaço, os modelos mais populares no Brasil são os elétricos (também chamados de multitemperatura). Os chuveiros eletrônicos, porém, estão cada vez mais comuns: eles funcionam com uma haste móvel e permitem uma maior regulagem para quem usa. 

Mas, afinal, qual é a diferença entre o elétrico e o eletrônico? 





A principal diferença está na mudança de temperatura

Embora os dois funcionem com um mecanismo elétrico semelhante, eles têm diferenças significativas. “Os chuveiros têm duas famílias: os multitemperaturas, que têm quatro estágios (frio, morno, quente e superquente) e os eletrônicos, que permitem que a temperatura seja gradativamente mudada com o chuveiro já aberto”, diz Misael. Os tipos de chuveiro elétrico mais clássicos, ou seja, aqueles que aparecem na maioria das casas brasileiras, são ainda mais limitados: eles dividem suas temperaturas entre os modos inverno (quente), desligado (completamente frio) e verão (morno). Para aqueles que nunca se sentem satisfeitos com essas opções reduzidas e querem uma temperatura mais personalizada, o eletrônico é o mais indicado. Uma coisa que eles têm em comum é que todos os chuveiros elétricos e eletrônicos, sem exceção, são classe D ou E no Inmetro - o gasto de energia, portanto, é grande, então tente ao máximo economizar.


Chuveiro eletrônico pode evitar dor de cabeça com resistência queimada.





Quem já teve um chuveiro elétrico em casa, deve ter sofrido pelo menos uma vez na vida com resistência queimada, muitas vezes causada por um hábito que não seria nenhum problema no modelo eletrônico: “O multitemperatura só pode ter sua temperatura mudada com o chuveiro desligado, para não queimar a resistência, enquanto o eletrônico já foi pensado para ter a temperatura alterada quando ele está ligado”, fala o assistente de vendas. Mas isso não é garantia de que esse produto mais moderno nunca vá dar defeito. Embora menos comum, é possível que a resistência do eletrônico queime também - e, nesse caso, ela pode ser trocada da mesma maneira que o multitemperaturas comum.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger