abril 27, 2020

Como aproveitar melhor o mixer, o liquidificador e o processador


Usar esses equipamentos corretamente pode ser a chave para executar bem uma receita.

Aparentemente eles parecem iguais, mas escondem algumas peculiaridades. O mixer, liquidificador e processador têm funções diferentes e usá-los de forma correta além de ajudar a acertar o preparo de um prato, aumenta a vida útil de cada um. Pois, nada como usar o processador para misturar a manteiga e farinha para a base daquela torta. Ou o liquidificador para bater uma vitamina. Ou ainda o mixer para homogeneizar uma sopa na panela.



Presente na grande maioria dos lares, o liquidificador tem lâminas que liquidificam e trituram os alimentos sólidos, transformando-os em pastas ou líquidos. Além disso, explica Flamarion Pirtouscheg, gerente da categoria de produtos de Small Appliances da Electrolux, ele dá homogeneidade às texturas das receitas. É ideal para bater gelo, sucos, vitaminas, sopas, molhos, sementes, grãos e massas leves. A orientação é colocar os ingredientes líquidos antes dos secos facilita a mistura sem travar a lâmina do aparelho. O botão “pulsar” também tem um uso específico: ele tritura os alimentos, evitando que se liquidifiquem.

O mixer pode até ter uma função semelhante ao liquidificador, só que é muito mais prático de limpar e usar. A principal qualidade é que ele pode misturar o alimento na própria panela, além de copos e tigelas (só cuidado com líquidos quentes). Alguns modelos ainda têm acessórios para bater clara em neve e miniprocessador para grãos e temperos. A principal característica é que ele é ideal para incorporar ar em misturas como massas de panqueca, bolo e milkshake.

Se a ideia é reunir várias funções em um único aparelho, um multiprocessador é ideal. Normalmente, ele processa, bate, faz chantilly, mói, corta, mistura, amassa, tritura, fatia, rala, emulsifica, bate massas, granula, espreme, pica e liquidifica.

"Para aumentar a vida útil destes eletroportáteis, valem algumas recomendações. Primeiro, cuide muito bem das hélices de cada um porque não é possível afiá-las. A principal dica é que as lâminas em funcionamento não podem ser tocadas por colheres, espátulas, facas etc., que podem danificar o corte.

Sempre lave o aparelho com água e detergente neutro após o uso, para evitar que restos fiquem grudados na hélice ou nos copos. Uma dica é colocar água e acrescentar detergente neutro e bater por alguns segundos. Depois, é só enxaguar.



Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger