julho 01, 2019

Entenda como limpar o ar-condicionado e conservá-lo por mais tempo


Um ar-condicionado, independentemente do modelo, pode durar de 15 a 20 anos. Para atingir essa vida útil, no entanto, é necessário saber os cuidados certos a serem tomados com o seu aparelho. Muitas pessoas passam meses limpando o ar-condicionado superficialmente, sem se atentarem aos seus componentes internos. Dessa forma, o equipamento acaba estragando antes do prazo, sendo necessário investir em um novo.

Quando bem cuidado por dentro e por fora, o seu ar-condicionado tem a vida útil prolongada, cumprindo com todas as suas funcionalidades. Você já tem ou deseja comprar um? Separamos aqui 4 dicas para você descobrir como limpar o ar-condicionado e conservá-lo corretamente por muito mais tempo!

Como limpar o ar-condicionado e conservá-lo por mais tempo?

Confira no manual as instruções para limpeza interna, cada modelo de ar-condicionado apresenta uma periodicidade específica para a realização da limpeza interna. Por isso, é imprescindível que você leia o manual e observe as instruções de uso e manutenção específicas.

Limpe semanalmente a área externa do seu ar-condicionado

Para retirar o acúmulo de pó e a sujeira da parte externa, você irá precisar apenas de água e detergente neutro. Misture os dois em um recipiente e umedeça o pano na solução, passando delicadamente por toda a superfície. Depois, enxugue com um pano seco, que não solte pelo, e fique atento para que ele não risque o seu aparelho. Repita esse processo uma vez por semana e lembre-se de utilizar apenas esses dois ingredientes, pois produtos multiuso podem manchar ou amarelar o seu ar-condicionado.
Geralmente, o painel frontal deve ser limpo apenas com um pano seco; caso esteja muito sujo, utilize um pouco de água morna. Já a limpeza do filtro consiste, basicamente, na retirada do pó acumulado, que pode ser feita com água morna no sentido contrário da entrada do ar. Deixe secar naturalmente e não utilize aspirador de pó ou ferramentas para escovar. Com o filtro em bom estado, você garante a qualidade do ar no ambiente. Quando sujo, o aparelho acaba se tornando um meio de propagação de bactérias, que podem desencadear problemas de alergia.

Contrate um especialista para limpar a tubulação e os trocadores de calor

Com o uso frequente do ar-condicionado, é inevitável o acúmulo de sujeira dentro dos compartimentos internos. Por isso, a manutenção preventiva também é um item importante para a conservação do aparelho. Mas como limpar o ar-condicionado corretamente sem correr o risco de estragar esses componentes?
O mais indicado é que esse trabalho seja realizado por uma empresa especializada, que irá verificar o estado da tubulação e dos trocadores de calor pelo menos uma vez ao ano. Mesmo demandando um pequeno investimento, a manutenção correta do aparelho fará com que ele dure por muito mais tempo, em ótimas condições e com máxima eficiência, trazendo uma economia de energia – afinal o equipamento não precisará trabalhar além do necessário para cumprir seu papel – e eliminando o risco de precisar arcar com um novo aparelho antes da hora. É importante lembrar ainda que, mesmo que você não use seu ar-condicionado durante o inverno, a limpeza deve continuar sendo feita para que ele funcione bem nos dias quentes.

Fonte: BlogAdias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Dicas e novidades Gaslar , Blogger