A resistência do chuveiro é responsável por esquentar a água, para que você possa tomar aquele banho quente e relaxante, no final do dia. Quando essa peça queima, muitas pessoas acham que fazer a substituição é algo difícil e acabam pedindo a ajuda de um profissional.
Mas a verdade é que trocar a resistência é algo bem simples e que, com os devidos cuidados, é um reparo que pode ser feito em casa. Veja o nosso passo a passo e não fique sem o seu banho quente!
- Confira o tipo de resistência que o seu chuveiro precisa
Existem dois modelos no mercado, que apesar de terem a mesma função, possuem formatos diferentes. Os chuveiros convencionais necessitam da resistência mais fina (1), já as duchas, por terem um fluxo maior de água, funcionam com uma resistência maior (2).
- Desligue o quadro disjuntor
É muito importante que o quadro disjuntor seja desligado, para evitar que durante a troca você não leve um choque ou se machuque.
Abra o chuveiro
Com a ajuda de uma chave de fenda, desconecte o chuveiro da fiação elétrica e depois, desmonte o chuveiro. É importante que nesse passo você verifique com atenção a posição da resistência queimada para colocar a nova da maneira correta.
- Faça a troca
Com um alicate, retire a resistência queimada e coloque a nova, no mesmo local e na mesma posição. Monte o chuveiro e reconecte a fiação elétrica.
- Experimente
Depois de trocar a resistência e colocar no chuveiro no lugar, ligue o quadro disjuntor, espere alguns minutos e verifique se o chuveiro ligou e a resistência esquentou a água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário