Quando você planeja a decoração dos diferentes ambientes da sua casa, provavelmente imagina os cômodos limpos e arrumados. Mas a verdade é que é bem difícil manter a casa sempre dessa forma, principalmente a cozinha. A louça suja é uma grande dor de cabeça para muita gente, já que a maior parte das pessoas não gosta de lavar pratos, copos, talheres e panelas. Mesmo assim, como essa atividade é fundamental para manter o cômodo em ordem, confira algumas dicas para facilitar a limpeza do ambiente e acelerar a tarefa deixando sua cozinha bem organizada.
1) Não espere acumular muita louça
Para quem não gosta muito de lavar louça, pode parecer tentador deixar os utensílios usados acumularem um pouco antes de encarar a esponja e o detergente. Mas no fim das contas, isso não é uma ideia tão boa como parece. A verdade é que, quanto mais pratos, panelas ou talheres sujos, mais tempo a tarefa vai demorar a ser completada e maior também é a falta de vontade de fazer tudo. Além disso, deixar a louça ali por muito tempo pode fazer com que a sujeira fique ainda mais difícil de limpar. O ideal é lavar tudo à medida em que for usando: logo depois das refeições e durante o processo de cozinhar os alimentos - de pouquinho em pouquinho você nem sente.
2) Jogue os restos de comida fora
Antes de lavar a sua louça, é muito importante jogar os restos de comida no lixo. Aqueles pedacinhos que ficam no fundo das panelas ou nos pratos podem parecer inofensivos, mas eles podem entupir a pia e dificultar a lavagem da louça. Sem dizer que, se tudo estiver preparado para a lavagem no momento em que você começar, o processo vai acabar sendo bem mais simples e rápido.
3) Deixe os itens com sujeira mais difícil dentro da pia
As panelas ou potes com muita gordura ou sujeira grudada são a parte mais temida na hora de lavar a louça. Para facilitar a limpeza desses itens, uma boa dica é deixá-los dentro da pia enquanto você lava os copos, pratos e talheres, que costumam ser mais fáceis. A água e o detergente utilizados na primeira parte da louça vão se acumular no que estiver dentro da pia e ajudar a amolecer a sujeira, fazendo uma espécie de pré-lavagem.
4) Se for possível, use água quente
Outra opção que facilita muito a limpeza das louças mais complicadas é usar água quente. As temperaturas mais elevadas ajudam a retirar a sujeira e a gordura das louças, agilizando a tarefa. Se você não tiver água quente na sua torneira, uma alternativa é esquentar um pouco de água e jogar sobre a louça suja com cuidado para não se queimar. Dependendo de como estiver o objeto que você vai lavar, deixar um pouquinho de molho com água quente e detergente também ajuda - faça isso antes de começar a lavar a louça mais simples e você não vai precisar nem esperar o produto fazer efeito.
5) Bicarbonato de sódio ajuda a tirar manchas
No caso de utensílios muito engordurados ou daqueles que, mesmo com essas dicas, continuaram manchados ou com uma sujeira mais resistente, o bicarbonato de sódio pode te ajudar. Basta repetir o passo a passo feito com o detergente: deixe o objeto de molho por alguns minutos com água quente e bicarbonato Depois é só lavar normalmente: a sujeira vai sair com uma facilidade muito maior.
Bônus: organizar a louça na pia vai deixar a lavagem menos sofrida
Essas dicas vão te ajudar a manter sua louça mais limpa e sua cozinha organizada sem precisar perder muito tempo, mas existe mais um pequeno detalhe que pode facilitar muito esse momento: colocar tudo na pia em ordem - mesmo quando estiver sujo. Assim, no momento da lavagem, além de você consegui visualizar tudo o que estiver ali, vai ser mais fácil de ensaboar e enxaguar tudo. Resultado? Menos estresse com a louça!
Nenhum comentário:
Postar um comentário