Instalar uma tomada pode não ser tão simples, mas também não é tão complicado quanto parece. Antes de começar, um conselho: é importante ficar muito atento às medidas de segurança (mexer com eletricidade é coisa séria). Neste tutorial rápido, explicamos a diferença entre tomadas de 10A e tomadas de 20A, reunimos dicas essenciais e colocamos um passo a passo para concluir a tarefa.
Como escolher entre uma tomada de 10A e uma tomada de 20A?
Para escolher a amperagem correta, você deve pensar em quais equipamentos serão utilizados naquele local. Os com maior potência necessitam correntes maiores (20A); já os de potência menor podem ser usados numa tomada elétrica de 10A. Essa informação deve estar disponível no manual do equipamento – e o mais seguro é verificar nele qual tipo de corrente é a mais adequada. No entanto, equipamentos de 10A funcionam perfeitamente em tomadas de 20A, o que permite a instalação das últimas em caso de dúvida.
Cuidados e dicas para tomar antes de instalar uma tomada
Diâmetro dos fios: para instalar tomadas de 20A com segurança, a grossura dos fios deve ser de no mínimo 2,5 mm² (isso quer dizer que o diâmetro do fio desencapado deve ser maior que 1,8 mm). Se os fios forem mais finos, por segurança, você deve optar por instalar tomadas de 10 A.
Cor dos fios: pela norma técnica da ABNT, “no novo sistema de tomada elétrica, um fio deverá ser azul e, o outro, preto ou vermelho. O fio terra deverá ser verde ou estar desencapado” (nas tomadas de três pinos, o fio terra corresponde ao furo do meio).
Disjuntores: antes de começar a instalação da tomada, é importante interromper a corrente elétrica do cômodo em que está trabalhando.
Proteção: é importante não esquecer de usar óculos de proteção, luvas e sapatos emborrachados como forma de evitar choques e maiores acidentes.
Passo a passo para instalar uma tomada
1. Para conectar os cabos na tomada, desencape a ponta dos fios em cerca de 10 mm. A maneira mais fácil é utilizar um alicate desencapador, mas também é possível fazer um corte circular com um estilete, por exemplo, para retirar a capa.
2. Afrouxe os parafusos correspondentes aos polos da tomada; em seguida, encaixe o fio terra no furo do meio e aperte bem o parafuso. Aí, é hora de encaixar os outros dois fios, repetindo o processo.
3. Para testar a voltagem, ligue a corrente elétrica e confira se a tensão está correta (você deve usar um multímetro). Caso esteja tudo nos conformes, desligue novamente a energia, coloque os fios para dentro da caixinha da tomada e faça os encaixes do acabamento, instalando o espelho da tomada. Quem precisa ligar muitos aparelhos numa mesma tomada elétrica pode instalar uma tomada dupla, que é melhor opção que um benjamin ou uma extensão. Neste caso, o início da instalação é diferente:
4. Corte três pedaços de fio (um de cada cor) um pouco maiores que a distância entre as tomadas, desencape as duas extremidades desses segmentos e encaixe-os em uma das tomadas, deixando os parafusos bem apertados. Aqui, não esqueça de seguir a regra de polaridade.
5. As outras extremidades serão encaixadas, junto com os cabos correspondentes que saem da parede, na outra tomada elétrica. É boa ideia, inclusive, uni-las antes do encaixe, torcendo as extremidades desencapadas. Caso a tomada instalada seja de 220V, você pode evitar queimar aparelhos identificando a voltagem no espelho da tomada: existem etiquetas prontas feitas para desempenhar essa função.
Nenhum comentário:
Postar um comentário